Home Esporte Iron Divas começa nesta quinta-feira (1º) com mulheres velejando 300 quilômetros

Iron Divas começa nesta quinta-feira (1º) com mulheres velejando 300 quilômetros

4 min read
0
0
12

Comemorado no dia 1º de agosto, o dia estadual do kitesurfe e kitesurfista também celebra a sexta edição do Iron Divas, a downwind formada apenas por mulheres, que este ano farão o percurso de 300 quilômetros entre a praia do Preá-CE, o Delta Parnaíba-PI e os Lençóis Maranhenses.

De 1º a 8 de agosto, mulheres do Canadá, Estados Unidos e Brasil atravessam a Rota das Emoções por três estados do Nordeste. O desafio é uma espécie de paródia ao maior downwind do mundo, o Iron Macho, que pela primeira vez terá a participação de três mulheres fazendo o percurso de 1.800 quilômetros, da Ilha de Itamaracá-PE a São Luís-MA.

“Em alguns locais onde não se conhece o cearensês (o linguajar cearense), a gente precisa explicar de onde vem esse nome, esse termo, essa brincadeira do Iron Macho, que é algo do nosso linguajar diário e não tem absolutamente nada de machista ou sexista. Pelo contrário, é uma expressão de diversão, descontração, que busca chamar atenção e é usada em situações como “vem cá, caba”, “vem aqui, macho!”, “cadê tu, macho?”, “ô macho feio!”, só isso”, explica a produtora executiva do projeto, Luciana Gomes.

Com a presença da norte-americana Nicole Acquisto, a canadense Jamie Flewelling e a alemã naturalizada brasileira Manuela Amaral, kitesurfista há um ano e que vem se preparando para o Iron Divas e o Iron Macho, com o CEO do evento, Antônio Marques.

“Nasci na Alemanha, mas moro em Brasília e pratiquei sempre o kite no Ceará, porque as condições são especiais com tudo que precisamos para desenvolver bem a atividade. Não é a primeira vez que vou fazer downwind longo, porque já fiz isso com o Marques, mas a expectativa é grande demais, porque é um percurso com muitos estados”, disse Manuela.

Dia do Kitesurf e Kitesurfista

Instituído no Ceará pela Lei Nº 16.586 , de 5 de julho de 2018, o Dia do Kitesurf e Kitesurfista passou a ser comemorado no dia 1º de agosto e celebra oficialmente a temporada de ventos no Ceará e a chegada de milhares de turistas e desportistas que vêm ao que ficou conhecida com a “Meca do Vento” no mundo.

Fonte: GE Ceará

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Esporte

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…