Home Saúde Indução ao parto vaginal: saiba quando o procedimento é recomendado

Indução ao parto vaginal: saiba quando o procedimento é recomendado

3 min read
0
0
117

Gestantes de alto risco e com comorbidades como hipertensão crônica, pré-eclâmpsia (acima de 37 semanas de gestação) e corioamnionite (infecção grave) são eletivas ao parto vaginal, evitando complicações. Nestes casos, quando a paciente não entra em trabalho de parto espontaneamente, a equipe multiprofissional da Obstetrícia do Hospital Regional Norte (HRN) avalia os critérios para a indução.

A unidade, situada em Sobral, é vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

A coordenadora de Enfermagem da Obstetrícia do HRN, Larissa Cunha Alves, pondera que o parto vaginal pode ser mais seguro para a gestante e para o bebê do que a cesárea.“Em casos de hipertensão gestacional, há um risco maior de hemorragia se o parto tiver intervenção cirúrgica. Pacientes com corioamnionite também correm risco se o parto for por via abdominal”, ressalta Alves.

Ela explica, ainda, que a indução ao parto vaginal é realizada com auxílio de medicação. “Não é um processo doloroso. O método também prepara o colo para ser dilatado”, afirma.

Foco no bem-estar

Para a conduta, é fundamental priorizar o bem-estar da parturiente e do feto. “Monitoramentos fetais e exames como cardiotocografia avaliam o conforto e garantem mais segurança“, ressalta a enfermeira.

A cardiotocografia anteparto utiliza um aparelho específico com sensores para captar os batimentos cardíacos do bebê, além da frequência e da intensidade de contrações uterinas.

Grávida pela quarta vez, Antonia Iva Abreu dos Santos, de 25 anos, passou por uma indução ao parto vaginal e aprovou o procedimento. “Vale a pena porque é rápido e a recuperação, também”, diz.

A jovem recebeu medicação para estimular as contrações. A recém-nascida Thayllane veio com 39 semanas e 2 dias de gestação. Iva tem um outro filho, de 5 anos, também nascido de parto vaginal, e sofreu dois abortos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

Operação do Teleférico do Complexo Ambiental Caminhos do Horto retorna nesta quarta-feira (30)

O retorno do funcionamento do Teleférico do Complexo Ambiental Caminhos do Horto aconteceu…