Home Saúde Hipertensão gestacional: conheça os riscos para a saúde das mulheres e bebês

Hipertensão gestacional: conheça os riscos para a saúde das mulheres e bebês

4 min read
0
0
40

No decorrer da gestação, algumas comorbidades e complicações podem comprometer o estado de saúde da grávida e do bebê. É o caso da hipertensão gestacional, que pode estar associada à pré-eclâmpsia, eclâmpsia e outras complicações graves, até mesmo fatais para mãe ou para o bebê.

O Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), em Sobral, atende gestantes de alto risco vinculadas à Policlínica ou ao Centro de Especialidades Médicas de Sobral (CEM), além de pacientes reguladas. Em 2023, foram admitidas 548 pacientes com Síndrome Hipertensiva Específica da Gravidez (SHEG).

“A pré-eclâmpsia é uma condição clínica que causa o aumento pressórico na gestante após a vigésima semana de gestação. Uma vez que é identificada, o ideal é que essa paciente procure o pré-natal especializado, de alto risco, para o controle da doença”, explica a médica ginecologista e obstetra do HRN, Renata Nogueira.

A médica explica ainda que vem sendo observado um aumento na incidência da hipertensão gestacional, principalmente por conta de alguns hábitos de vida da população, como sedentarismo, obesidade, tabagismo e até associação com algumas doenças prévias, como diabetes, hipertensão e alguns problemas da tireoide.

Fatores de gravidade

O controle da pressão pode ser feito com anti-hipertensivos e principalmente na identificação de alguns fatores de gravidade, para evitar que a paciente tenha desfechos desfavoráveis, como crises convulsivas, até óbito fetal e materno.

“Quando bem acompanhado no pré-natal e realizado o controle adequado da pressão, a doença pode ter remissão completa após a gravidez, evoluindo em níveis pressóricos adequados e sem nenhuma complicação”, completa Nogueira.

 

 

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 4 =

Verifique também

Avenida Dr. Silas Munguba passa por obra de drenagem e recuperação asfáltica

As intervenções têm como objetivo evitar o acúmulo de água na via e a previsão é que os se…