Home Saúde HGF dá início ao Programa de Cirurgia Bariátrica e inaugura Salas Inteligentes

HGF dá início ao Programa de Cirurgia Bariátrica e inaugura Salas Inteligentes

8 min read
0
0
15

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), deu início ao Programa de Cirurgia Bariátrica. Nesta quinta-feira (26), a cirurgia inaugural contou com a presença da vice-governadora e anunciada nova titular da Secretaria da Proteção Social do Estado, Jade Romero; e a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.

O novo serviço no HGF passa a integrar os atendimentos realizados na Rede Sesa, que já conta com o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), referência em cirurgias bariátricas. Para a vice-governadora, esta é mais uma importante ação do Governo do Ceará que reforça o cuidado às pessoas que sofrem com doenças decorrentes da doença.

Cirurgia inaugural contou com a presença da vice-governadora e anunciada nova titular da Secretaria da Proteção Social do Ceará, Jade Romero; e a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho | Foto: José Wagner (Vice-governadoria)

“É uma forma de garantir que nossos cearenses, que têm hipertensão, diabetes, entre outras doenças decorrentes da obesidade, possam fazer aqui, no serviço público de referência, essa cirurgia, e ter direito a uma nova vida”, ressaltou Jade Romero.

HGF deverá realizar cerca de oito cirurgias bariátricas mensalmente | Foto: Felipe Martins (HGF)

As cirurgias ocorrerão semanalmente, sempre às sextas-feiras, com dois procedimentos realizados por dia — um pela manhã e outro à tarde. “Nós estamos iniciando as cirurgias com as salas integradas no HGF, o primeiro hospital público a utilizar salas inteligentes no Ceará e no Brasil”, destacou a secretária Tânia Coelho.

As chamadas Salas Inteligentes podem ser utilizadas em vários procedimentos, além das bariátricas. Elas possuem tecnologias que reduzem os fios por meio de colunas fixadas ao teto e possibilitam a transmissão em tempo real dos procedimentos cirúrgicos com internet de alta velocidade. Dessa forma, médicos e especialistas de qualquer lugar do Brasil e de outros países podem acompanhar as cirurgias ao vivo, à distância, e oferecer suporte remoto imediato.

Cirurgias bariátricas

A triagem é fundamental para avaliar os riscos e definir o tratamento mais adequado às pessoas que se tornam candidatas à cirurgia bariátrica. Atualmente, há 19 pacientes em avaliação no hospital.

“Cada caso é analisado com muito cuidado. A decisão de operar depende do estado de saúde e da real necessidade de intervenção”, explica o chefe do serviço de Cirurgia Gástrica do HGF, Olavo Napoleão. “Toda cirurgia envolve riscos, por isso priorizamos a segurança do paciente em todas as etapas do processo”, afirma.

A triagem começa no ambulatório de Endocrinologia, com um acompanhamento especializado que permite identificar não apenas condições físicas, mas também fatores metabólicos e hormonais que influenciam no ganho de peso e na dificuldade de perdê-lo. Os pacientes são avaliados por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos e nutricionistas.

Endocrinologista do HGF, Vládia de Paula ressalta a complexidade da cirurgia bariátrica, desde a preparação até o pós-cirúrgico. “Nosso papel é avaliar o paciente de forma individualizada, oferecendo suporte clínico e preparando-o para um possível procedimento cirúrgico. Mas a cirurgia não é um fim, faz parte de um processo de transformação que exige comprometimento”, pontua.

Novas tecnologias para avançar o Ceará

Além da modernização de duas salas de cirurgia, o Governo do Ceará investiu na aquisição de um tomógrafo de última geração para o HGF. O novo aparelho possibilita a realização de cem tomografias por dia.

O tomógrafo computadorizado oferece a capacidade de realizar exames com resoluções extremamente detalhadas, permitindo imagem de alta qualidade. O novo equipamento, que funciona 24h, proporciona também maior celeridade aos procedimentos, permitindo maior conforto aos pacientes e menor tempo de espera.

O Governo do Ceará investiu, ao todo, R$ 8 milhões nos novos equipamentos para o HGF, contemplando as Salas Inteligentes no Centro Cirúrgico e o serviço de tomografia computadorizada.

Novo tomógrafo permite diagnóstico mais rápido, essencial para a redução de complicações em patologias de emergência, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) | Foto: José Wagner (Vice-governadoria)

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

UFC promove em junho sua VIII Feira das Profissões; escolas públicas e privadas podem se inscrever

A Universidade Federal do Ceará, por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação, vai realizar, …