Home Saúde Hemoce realiza Jornada Cearense de Hematologia e Hemoterapia nesta quinta-feira (1º)

Hemoce realiza Jornada Cearense de Hematologia e Hemoterapia nesta quinta-feira (1º)

6 min read
0
0
15

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, nesta quinta-feira (1°), a 19ª Jornada Cearense de Hematologia e Hemoterapia, no Centro de Eventos, em Fortaleza, no Salão São José, das 7h45 às 18h.

O encontro científico faz parte da programação do 28º Congresso Brasileiro de Transplante de Medula Óssea e Terapia Celular que acontece entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.

A programação da Jornada envolve temas como gestão e organização da Hemorrede, doença falciforme (DF), gerenciamento do sangue do paciente e os 15 anos de TMO no Ceará, entre outros.

A diretora-geral do Hemoce e uma das palestrantes da Jornada, Luciana Carlos, ressalta a importância de ter esse evento dentro do congresso.

“Nós vamos ter no congresso e na jornada cearense, vários especialistas internacionais falando sobre o tratamento da DF, com transplante e terapia gênica, entre outros assuntos muito importantes para o Hemoce. A gente vai ter a oportunidade de interagir com esses profissionais e fazer conexões. Então é um momento muito interessante de aprendizado, troca e crescimento institucional”, diz.

Além de Luciana, as palestras serão ministradas pelos diretores de hemoterapia e hematologia do Hemoce, Franklin Cândido e Luany Mesquita, respectivamente. Profissionais do hemocentro, além de palestrantes de renome nacional e internacional, como Belinda Pinto Simões (USP), Jane Hankins e Akshay Sharma (St Jude Children’s Research Hospital) também participarão.

Congresso Brasileiro de Transplante de Medula Óssea e Terapia Celular

O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea, reunirá mais de 1.500 participantes, entre médicos e membros de equipes multidisciplinares de todo o Brasil e de diferentes regiões do mundo. O congresso terá como tema: “TMO: em constante evolução”. Durante o encontro serão debatidos os principais avanços e desafios que integram o cenário do transplante de medula óssea e da terapia celular.

Fernando Barroso, coordenador do Centro de Processamento Celular do Hemoce e presidente da SBTMO destaca a importância do evento para a área. “Nos últimos anos, o TMO se solidificou como uma das mais importantes terapêuticas salvadoras da medicina e agora com a terapia celular com CAR-T Cell e células Natural Killer, toda a revolução em busca da cura destas doenças se consolida”, diz.

Cadastro de Medula Óssea e apoio ao transplante

O hemocentro cearense é responsável por cadastrar os doadores de medula óssea no Ceará e cadastrou mais de 230 mil pessoas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Redome. O número de cadastros realizados pelo Hemoce é o maior das Regiões Norte e Nordeste.

Para a realização do transplante de medula óssea no Ceará, o Hemoce apoia realizando a triagem de candidatos, testes de compatibilidade, exames e coleta da medula por aférese. Também é feita a coleta células para transplante alogênico não aparentado em pacientes de outros estados e países. Até julho deste ano, já foram feitas 129 coletas, sendo 80 para transplante de medula óssea em outros estados e 49 para outros países (Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Canadá, Argentina, Holanda e Turquia) – 15 ocorreram neste ano.

O Ceará alcançou neste ano a marca de 850 procedimentos realizados. Os transplantes na rede pública são resultados da parceria entre o Hemoce e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). O Ceará tem uma média de sobrevida dos pacientes transplantados de 95,3%, superior à média nacional, que atualmente é de 90%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

Lampião ressurge nas telas em documentário que estreia nesta sexta-feira (2) em Fortaleza

Um dos personagens mais emblemáticos da história brasileira ganha novo fôlego no cinema. &…