
O maior festival de música católica da América Latina, o Halleluya, bateu recorde de público nesta edição com a participação estimada de mais de 1 milhão de pessoas de 19 e 23 de julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza.
Em 2023, o evento católico completou 25 anos. Além de vivenciar a fé, alegria e os momentos de diversão e música, os fiéis também contribuíram com o festival a partir de doações de sangue e cadastro de medula óssea, além de doações de alimentos para os projetos de Promoção Humana da Comunidade Católica Shalom.
O evento, que tinha entrada gratuita para todos os públicos, contou com participação de mais de 30 atrações. “Grandes nomes já conhecidos por nosso público participaram e também com grandes novidades como a Banda italiana Reale e Flávio Vitor Jr, um cantor que já é sucesso em outras regiões do país, e esteve em Fortaleza, no Halleluya, pela primeira vez”, afirma Tatiane Rodrigues, missionária Shalom e organizadora do evento.
Solidariedade
No local, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), esteve presente com um posto de coleta recebendo os voluntários para doação de sangue e cadastro de medula óssea. A unidade do equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) estava localizada próximo à entrada principal do evento, pela Avenida Dr. Silas Munguba. Neste ano, o Hemoce completa 20 anos de parceria com o festival católico.
“O Halleluya sempre teve como missão não apenas proporcionar momentos de alegria, música e fé, mas também fazer a diferença na vida das pessoas e promover a solidariedade. A parceria com o Hemoce e as doações de alimentos reforçam o compromisso do festival em contribuir para uma sociedade melhor, onde cada pessoa possa ser beneficiada e sentir o amor de Deus através das ações solidárias”, pontua Fábio Lima, organizador do evento.
Desde 2003, período em que a parceria com o Halleluya foi iniciada, cerca de doze mil bolsas de sangue já foram coletadas e mais de 2.850 cadastros de medula óssea foram realizados. Em 2022, na última edição do evento, 878 doações de sangue foram registradas.
“É com grande satisfação que renovamos a parceria do Hemoce com o Halleluya. No evento as pessoas têm a oportunidade de exercer a solidariedade doando sangue ou realizando o cadastro para doação de medula óssea. As doações realizadas no evento ajudam a manter o estoque de bolsas de sangue regular e podem ajudar pacientes em todo o Estado”, destaca Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.
Sustentabilidade
Em parceria com a EcoFor, tendo em vista o grande público que passou pelo CEU, o festival implementou um sistema de coleta seletiva durante o evento, seguindo o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Durante as noites do evento, foram coletadas latas e garrafas, que serão destinadas às comunidades locais, proporcionando-lhes uma fonte de renda a partir da reciclagem desses materiais. Com essa iniciativa, o Halleluya promoveu a conscientização ambiental e contribuiu para um futuro mais sustentável.
Fonte: O Estado Ce