Home Cidade Governador visita obras do lote 7 da Transnordestina, que liga Quixadá a Itapiúna

Governador visita obras do lote 7 da Transnordestina, que liga Quixadá a Itapiúna

4 min read
0
0
18

O governador Elmano de Freitas visitou, nesta segunda-feira (9), obras da Transnordestina ligando os municípios de Quixadá e Itapiúna. O trecho, correspondente ao lote 7, possui 55 km de extensão e teve ordem de serviço assinada pelo Governo Federal no último dia 28 de novembro. Na mesma data, também foi autorizada liberação de R$ 3,6 bilhões para as obras, aporte feito pelo Banco do Nordeste mediante crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

Foto: Estácio Jr/Casa Civil

Com o início das obras no lote 7, restarão apenas 169 km para a chegada dos trilhos até o Complexo Industrial Portuário do Pecém (CIPP), o que representará a conclusão da fase 1 da ferrovia. O projeto da Transnordestina tem 1.206 km de extensão em linha principal, atravessando 53 municípios, partindo de Eliseu Martins (PI).

Tufi Daher Filho, diretor-presidente da Transnordestina agradeceu a parceria com a gestão Estadual no decorrer da obra. “Para nós é uma satisfação iniciar mais um lote de obras. No ano que vem já teremos os primeiros trens chegando do Piauí para o Ceará. Gostaria de agradecer o Governo do Estado por todo esse apoio”, disse.

Foto: Estácio Jr/Casa Civil

Com 150 km já concluídos, percurso que vai de Missão Velha até Acopiara, outros 151 km da Transnordestina seguem em execução em território cearense. Correspondentes aos lotes 4, 5 e 6, as obras passam por Acopiara, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Quixeramobim e Quixadá.

Movimentando cerca de 3 mil trabalhadores desde 2023, a Transnordestina possui potencial de gerar até 8 mil empregos diretos. De acordo com a Transnordestina Logística (TLSA), concessionária do projeto, a ferrovia já deve atuar, de forma assistida, a partir do próximo ano, com carregamentos de soja, farelo de soja, milho e calcário, saindo do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí em direção à região Centro Sul do Ceará e algumas regiões de Pernambuco.

Foto: Estácio Jr/Casa Civil

Atuação no Ceará

Com 608 km no Ceará, passando por 28 municípios, a Transnordestina deve contar com três terminais de carga no estado, abrangendo a bacia leiteira e agricultores cearenses, além de grandes produtores do Piauí.

Um dos terminais no Ceará, com foco em grãos, ficará entre os municípios de Iguatu e Quixadá. Os outros, um para combustíveis e outro para fertilizantes, ainda terão as suas localizações definidas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

Verifique também

Dia do abraço: conheça os benefícios do toque físico para a saúde

Nos momentos de tristeza ou solidão, muitas vezes, um abraço pode realmente ajudar a alivi…