Home Saúde Fraldas geriátricas e dapagliflozina passam a ser oferecidos gratuitamente no programa Farmácia Popular

Fraldas geriátricas e dapagliflozina passam a ser oferecidos gratuitamente no programa Farmácia Popular

4 min read
0
0
27

No último dia 14, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou uma ampliação no programa Farmácia Popular, do Governo Federal. Todos os 41 itens incluídos no programa serão distribuídos gratuitamente na rede credenciada. Antes da medida, 39 produtos já eram oferecidos sem custos para a população.

As fraldas geriátricas e o medicamento Dapagliflozina 10mg, utilizado no tratamento da diabetes associada à doença cardiovascular, eram oferecidos em regime de coparticipação, onde o beneficiário custeava parte do custo. Com a ampliação, a fralda e o medicamento passam a ser oferecidos gratuitamente para pessoas acima de 60 e 65 anos, respectivamente.

As fraldas também são gratuitas para pessoas de qualquer idade que estejam com algum tipo de comorbidade que se faça o uso delas (importante ter a CID da doença na receita). Para retirar os itens, é necessário estar com a receita médica completa, dentro da validade de 6 meses, e apresentar documento com foto.

“É mais um importante benefício para a população brasileira”, destaca Maurício Filizola, presidente da Rede de Farmácias Santa Branca e diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma). “Reforçamos que qualquer pessoa, independente da classe social, pode usufruir dos benefícios do programa Farmácia Popular. As farmácias que são credenciadas possuem um cartaz com essa identificação”, reforça Maurício.

Segundo estimativa do ministério, essa ampliação beneficia um milhão de pessoas por ano em todo o país, principalmente idosos. “A iniciativa fortalece o acesso da população a medicamentos essenciais e expande a cobertura do programa”, informou o órgão em nota.

Atualmente, o programa Farmácia Popular conta com 24,7 milhões de pessoas e oferece remédios para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepção, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson e glaucoma.

A ministra também anunciou que será aberto credenciamento para farmácias privadas de municípios que ainda não são atendidos pelo programa. Atualmente, a iniciativa está presente em mais de 31 mil farmácias credenciadas de 4.812 municípios, abrangendo 86% das cidades do país e cobrindo cerca de 97% da população.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…