Home Cidade Fortaleza é selecionada para participar de projeto internacional com foco em mobilidade e resíduos sólidos

Fortaleza é selecionada para participar de projeto internacional com foco em mobilidade e resíduos sólidos

3 min read
0
0
102

Representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e da Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI) estiveram em Fortaleza na semana passada para iniciar os trabalhos do projeto “TUMI Data – Data for Sustainable Mobility”. A cidade foi uma das três selecionadas para esta fase piloto, juntamente com Bogotá, na Colômbia, e Cuenca, no Equador. A ideia do projeto é criar um hub de dados sobre mobilidade e economia circular. A parceria é coordenada pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).

“A Prefeitura já tem uma parceria com o programa TUMI, que é o projeto Re-ciclo, que usa triciclos elétricos operados pelas associações de catadores para a coleta seletiva. É um projeto piloto inovador que ganhou um concurso de ideias na Alemanha e que vai estar brevemente rodando em várias áreas de cidade. Agora entramos numa segunda fase, que é o uso de dados para compreender melhor o processo e ajustar a política pública, tornando-a cada vez mais eficiente. É um grande painel de dados, de métricas e indicadores que serão desenvolvidos por especialistas, entendendo tanto os números que caracterizam o panorama de resíduos sólidos de Fortaleza e a mobilidade e o uso de triciclos elétricos”, explica Luiz Alberto Sabóia, presidente da Citinova.

A coordenadora do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova), Taís Costa, destaca que, durante dois dias, foram realizadas visitas a ecopontos e associações de catadores, além de um workshop com as secretarias envolvidas na gestão de resíduos da cidade, como a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor), e a Citinova.

“Tivemos momentos muito produtivos de como deve ser esse hub de dados. Estamos animados porque vamos coletar e integrar esses dados pela primeira vez. Temos a meta de tornar Fortaleza a cidade que mais recicla no País, então precisamos monitorar essas informações”, afirma Taís Costa.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

Verifique também

RioMar Kennedy recebe show cover de Lady Gaga neste sábado (10)

Após reunir mais de 2,1 milhões de pessoas na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no ú…