Home Saúde Fevereiro roxo: Hospital de Saúde Mental disponibiliza tratamento de Alzheimer por meio de ambulatório

Fevereiro roxo: Hospital de Saúde Mental disponibiliza tratamento de Alzheimer por meio de ambulatório

6 min read
0
0
37

O mal de Alzheimer é o tipo de demência mais comum, representando cerca de 50% a 70% dos casos. Trata-se de um quadro neurológico degenerativo, em que há uma perda lenta e progressiva da parte cognitiva, causando dificuldades no funcionamento social do indivíduo.

No Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Ambulatório de Psicogeriatria atende pacientes com idades a partir de 60 anos, com vários tipos de demência, como o Alzheimer, com encaminhamento médico da atenção básica (postos de saúde).

O equipamento, entretanto, possui um perfil bem diverso, atendendo também casos como depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Em 2024, foram realizados 899 atendimentos. Desse total, 20% é referente ao atendimento de pacientes com diagnóstico de Alzheimer.

O psiquiatra Alexandre Lima, que atua no ambulatório, explica que, no estágio inicial da doença, ocorre um declínio da memória, gerando alterações comportamentais. “Os sinais iniciam, geralmente, com a perda de memória dos fatos mais recentes e vão evoluindo para o esquecimento de histórias distantes. Com o tempo, a pessoa vai perdendo a capacidade de planejamento, influenciando seu desempenho nas atividades diárias. No estágio mais avançado, o paciente vai precisar de ajuda para higienização e outras atividades do dia a dia”, afirma Lima.

Foto: Brauliana Barbosa/HSM

De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Psicogeriatria do HSM, Lorena Feijó, há fatores de risco que implicam no surgimento do Alzheimer, como a genética e a idade, porém ela destaca outros como o sedentarismo, o isolamento social, a baixa escolaridade, uma rotina sem muito estímulo cognitivo, além de diabetes, pressão alta e obesidade.

Existem algumas formas de prevenir ou atrasar os sintomas da doença. “É importante adotar hábitos como alimentação saudável, prática de exercícios físicos e de estímulos cognitivos, além de controle de doenças clínicas como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, alcoolismo e obesidade”, recomenda a psiquiatra.

Sintomas

Com a perda de memória, desorientação, dificuldades na linguagem e em reconhecer pessoas e lugares, por exemplo, é recomendada a realização de uma consulta com um profissional especializado para confirmar o diagnóstico.

Tratamento

Apesar de não ter cura, a assistência médica ajuda a desacelerar a evolução da doença. “A investigação é feita em consultório, por meio de uma série de testes para avaliar a memória, a capacidade cognitiva e a linguagem. Alguns exames são realizados para excluir outras possíveis causas.

Com a confirmação da doença, o paciente vai apresentar, ao longo do tempo, um declínio das funções cognitivas e comportamentais que se estenderão no decorrer da vida. Porém, com a realização do tratamento e o uso de medicação adequada, a patologia vai sendo lentificada. Por isso, é importante que esse paciente tenha um acompanhamento médico para cuidar da parte clínica e cognitiva/comportamental”, orienta Lima.

Serviço:

Ambulatório de Psicogeriatria do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM)

Endereço: Rua Vicente Nobre de Macedo, S/N, Messejana – Fortaleza – CE

Atenção: É necessário encaminhamento médico da atenção básica (postos de saúde) para ser atendido no ambulatório

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

Empreendedorismo: Ceará implementa programa do Sebrae em 164 municípios

O estado do Ceará possui atualmente 164 municípios atendidos pelo programa Cidade Empreend…