
Em todo o país, a votação começa às 8h, pelo horário de Brasília, e termina às 17h. Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo, mesmo que não tenha justificado a ausência. O Tribunal Superior Eleitoral realizou neste sábado (26) a cerimônia de verificação dos sistemas responsáveis pela recepção e soma dos votos dos eleitores. Oito entidades fiscalizadoras comprovaram a integridade dos dados.
As eleições vão acontecer em 15 capitais e em outros 36 municípios com mais de 200 mil eleitores. Nessas localidades, nenhum candidato a prefeito do primeiro turno conseguiu a maioria absoluta na votação ocorrida no 1º turno, em 6 de outubro. Os dois candidatos com o maior número de votos passaram para o segundo turno.
Nesta nova fase das eleições, a disputa recomeça do zero. Os votos obtidos pelos candidatos não contam, e os eleitores terão de escolher entre os dois concorrentes digitando o número respectivo do candidato na urna eletrônica.
Se digitar qualquer outro número que não corresponda aos candidatos envolvidos no segundo turno, o voto será anulado. O prefeito eleito será o candidato que obtiver o maior número de votos entre os votos válidos (excluindo os brancos e nulos).