Home Agenda Dragão do Mar traz programação em celebração ao Dia Mundial do Teatro e ao Dia Nacional do Circo

Dragão do Mar traz programação em celebração ao Dia Mundial do Teatro e ao Dia Nacional do Circo

9 min read
0
0
86

Nesta quarta-feira, dia 27 de março, são comemorados o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Marcando a celebração, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura trouxe, ao longo do mês, apresentações artísticas nas linguagens.

Nesta semana, em particular, marcam a programação apresentações da convocatória Cena Ocupa, com ingressos acessíveis que custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, disponíveis no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.

Última chamada para conferir o espetáculo “Das Que Ousaram Desobedecer”, da Cia Bravia, que encerra sua temporada no programa Teatro da Terça. Nesta terça-feira (26), às 19h30, no Teatro Dragão do Mar, a peça narra a luta de mulheres contra a ditadura militar nos anos 60 e 70 no Brasil.

Rosa da Fonseca, Nadja Oliveira, Ruth Cavalcante, Helena Serra Azul, Rita Sipahi, Beliza Guedes, Jana Barroso são algumas dessas mulheres que tiveram suas histórias de vida marcadas por um regime opressor e cruelmente repressor.

No espetáculo acessível em Libras, as atrizes se deixam atravessar pelas memórias dessas mulheres, através de suas narrativas, trazendo para a cena experiências de vida que contribuem na construção de um mundo mais justo e mais humano.

Na quarta-feira (27), também no Teatro Dragão do Mar, a partir das 19h30, o programa Quarta do Circo apresenta mais três números circenses acessíveis em Libras. Abrindo a noite, Pedro Milhomens, do Cirkombi, o Palhaço Sequinho, traz “A Força da Revolta”, apresentação que combina magia, malabares e poesia para mostrar que a profissão, além de ganha pão, é uma maneira de ser feliz.

Em seguida, Ana Paula Prudêncio exibe “Luzia”, espetáculo na linguagem do circo que aborda a relação do parir, abordando questões como a violência obstétrica e o parto humanizado. Finalizando a série de números, “La Alegría de Estar Triste”, de Estefanía Vélez Rojas reflete a experiência da própria artista, que explora emoções individuais e coletivas, e se desdobram em habilidades circenses, como o equilíbrio e manipulação dos objetos dentro do universo sombrio desta palhaça.

Foto: Carolina Bruz Zone Fotografia

Também acontece a última apresentação de “Lança Cabocla” no programa Quinta com Dança, nesta quinta-feira (28), às 19h30, no Teatro Dragão do Mar. A obra-processo traz uma dança com as plantas de proteção aliada às danças de caboclo, uma aparição presencial dançante e multimídia, que em travessias constrói corpos que assentam em vida-morte-vida. Entre o escuro e o invisível encontra macumbarias dançantes sonoras, maiores que o feitiço da pólvora e das políticas de morte. A apresentação é limitada a 40 lugares.

No sábado (30), às 17h, no Teatro Dragão do Mar, Edivaldo Batista e Juliana Roza reapresentam “Encantarias” no programa Cena Infantil. O espetáculo infantil dialoga com a memória e a tradição, e com elementos estéticos e narrativos que compõem parte da Cultura Popular. Na cena, os artistas encenam, narram e cantam as aventuras da personagem Inine na busca de se livrar das doenças e de Dona Francisca, uma rezadeira, que conta a fabulosa história do seu nascimento.

Além das atrações da Cena Ocupa no Teatro Dragão do Mar, na próxima quarta-feira (27), às 19h, na Praça Verde, a Luna(R) Produções Artísticas e NIPA, com Andreia Paris, Gabriel Ângelo, Mestra Lúcia Guerreira e Mestre Tico Barbosa, apresenta “Entremeios Poéticos”, fechando a programação da 11ª edição da Mostra Porto Iracema das Artes – Mopi – no Dragão.

O projeto é uma imersão no território criativo e poético do Reisado São Francisco e das Guerreiras Santa Lúcia a partir das memórias, vivências e processos de transmissão de saberes dos artistas. Conta com a tutoria de Amok Teatro (RJ): Ana Teixeira e Stephane Brodt.

No domingo (31), às 19h, o Teatro Dragão do Mar recebe a primeira apresentação da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará, que segue com apresentações gratuitas em espaços diversos do Dragão, ao longo do mês de abril. Abrindo a agenda, o “SAMPLE: é que nem cortar quiabo”, de Brunno de Jesus (Bahia) é um solo que reverencia a memória de danças que deixaram rastros e se transformam em outras danças e homenageia artistas das danças negras, como Mestre King, Marilza Oliveira, Jorge Silva, Vania Oliveira, entre outros. O acesso é obtido a partir da retirada de ingresso na plataforma Sympla Bileto.

Serviço:

Programação do Centro Dragão do Mar entre 26 e 31 de março de 2024
Horários diversos
Local: Espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema – Fortaleza – CE)
Mais informações: site www.dragaodomar.org.br e no IG @dragaodomar

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda

Deixe um comentário

Verifique também

Dance Time: festa agita Clube Náutico ao som de hits que marcaram gerações

Neste sábado, dia 17 de maio, a partir das 20h, o Náutico Atlético Cearense realiza a prim…