
Serviço aliado da sociedade cearense, o Disque-Denúncia 181 da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) teve um aumento de 41,86% nas informações encaminhadas por ligação, mensagens de WhatsApp ou pelo site “e-denúncia”, lançado em junho de 2024. Os dados correspondem ao período entre janeiro e agosto deste ano, quando foram recebidas 6.537 denúncias, contra 4.608 registros no mesmo período, no ano passado.
O coordenador de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Coin/SSPDS), Nelson Pimentel, afirma que o crescimento das denúncias recebidas mostra que o serviço conquistou a confiança da população cearense.
“Essa é uma importante forma de comunicação da sociedade com as nossas Forças de Segurança. As denúncias podem ser repassadas por ligação, mensagem de áudio, texto, foto, vídeo ou pelo site. A partir da informação gerada, levantamos mais dados que vão assessorar o trabalho ostensivo e investigativo das Forças de Segurança do Ceará”, explicou.
Após as informações serem recebidas, a Coordenadoria de Inteligência da SSPDS (Coin/SSPDS) realiza mais levantamentos sobre os assuntos e repassam as informações para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Polícia Militar do Ceará (PMCE).
Em uma das ações mais recentes, ocorrida em agosto de 2024, a PMCE prendeu uma dupla e apreendeu 10 kg de drogas, fuzis e munições no bairro Boa Vista, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. Já parte do material foi apreendido na cidade de Sobral (AIS 14) do Ceará.