Home Gastronomia Dia da Banana: fruta mais popular, ganha novas formas de consumo

Dia da Banana: fruta mais popular, ganha novas formas de consumo

3 min read
0
0
109

A banana é uma das frutas brasileiras mais conhecidas pela população. A fruta tem tanta evidência na vida do brasileiro que ganhou um dia para chamar de seu. Nesta quinta-feira (22), é celebrado no Brasil o Dia da Banana.

Cultivada há mais de quatro mil anos, a fruta pode ser encontrada em mais de 120 países. Ao longo do tempo, as pessoas foram dando versões diferentes de pratos para consumir a banana, que vão desde pratos doces a opções salgadas.

Levando-se em conta que Brasil é o quarto país que mais produz a fruta no mundo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mercado passou a enxergar na banana opções de chamar a atenção dos clientes e vender.

Mais do que popular, a fruta é rica em vitaminas diversas, como potássio, vitaminas A e C e do complexo B, assim como cálcio, ferro, zinco, fósforo, sódio e magnésio. Além disso, ela pode ser consumida de várias formas.

Um dos estabelecimentos de Fortaleza que possuem pratos envolvendo a fruta é a Benévolo Cafe e Gelato. O CEO do local, Jefferson Dewis, fala sobre o volume de vendas do produto.

“A banana é um produto brasileiro, quase um símbolo. Trabalhamos com diversos complementos de pratos envolvendo a fruta, como o cartola de tapioca, que além de tapioca leva banana, queijo coalho, açúcar mascavo e canela. Há as versões tradicionais e a ice que acompanha uma bola de sorvete. Há ainda a tapioca com banana e leite condensado, um dos pratos mais vendidos. A banana também acompanha taça de açaí e o clássico banana split, onde trabalhamos com gelato italiano, chantily e cereja. É um produto que faz parte do nosso portfólio e é sempre bastante pedida pelos clientes”, disse.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Gastronomia

Deixe um comentário

Verifique também

Alta no preço de alimentos e bebidas fez Fortaleza ter a 2º maior inflação no país

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a cidade de Fortaleza r…