Home Saúde Correr ou caminhar na chuva: Ortopedista orienta sobre como evitar lesões

Correr ou caminhar na chuva: Ortopedista orienta sobre como evitar lesões

4 min read
0
0
25

Quem costuma praticar atividade física ao ar livre, principalmente caminhas e corridas, acaba tendo que enfrentar desafios extras durante os dias de chuva. O piso molhado, a visibilidade reduzida e o risco de escorregões aumentam as chances de lesões ortopédicas, que podem ir desde as mais simples até as mais graves.

Para o ortopedista da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), Plínio Linhares, os principais problemas são entorses de tornozelo, quedas e até fraturas. “O solo escorregadio pode fazer com que a pessoa perca o equilíbrio e caia, resultando em lesões nos tornozelos, joelhos e até nos punhos e ombros, ao tentar amortecer o impacto da queda”, explica.

O especialista alerta que a escolha do tipo do calçado também é muito importante para evitar lesões. “O ideal é optar por tênis com solado antiderrapante, que ofereça mais aderência ao solo molhado. O solado não pode estar muito desgastado e o drop (a diferença de altura entre a parte de trás e da frente) não pode ser muito elevado. Além disso, é importante evitar poças d’água, pois podem esconder buracos ou irregularidades no terreno”, recomenda “Plínio Linhares”.

Fortalecimento muscular

A postura e o ritmo da corrida ou caminhada também devem ser ajustados em dias de chuva. “Muitas pessoas mantêm a mesma velocidade e passada que utilizam em dias de sol, mas o ideal é reduzir um pouco o ritmo e manter o centro de gravidade mais baixo, flexionando levemente os joelhos para aumentar a estabilidade”, orienta o ortopedista, ressaltando também sobre a importância de o corredor fazer alongamentos antes de iniciar a atividade e manter o treino de fortalecimento muscular em dia.

Dr. Plínio Linhares reforça, ainda, a importância de o atleta escutar o próprio corpo e respeitar os limites. “Se o tempo estiver muito adverso, com tempestades e raios, o melhor é evitar a atividade ao ar livre. A segurança sempre deve vir em primeiro lugar”, conclui. Seguindo essas recomendações, é possível manter a prática esportiva mesmo nos dias chuvosos, reduzindo os riscos e aproveitando os benefícios da corrida e da caminhada para a saúde.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…