
O Complexo Fotovoltaico de Mauriti, na Região do Cariri, deve começar a operar em abril deste ano, conforme anunciou o governador Elmano de Freitas, nesta segunda-feira (10), em suas redes sociais. O empreendimento, que conta com um investimento de mais de R$ 1 bilhão, é um dos maiores projetos de energia solar do País.
Elmano se reuniu com a diretoria da Power China Internacional, líder global em energia limpa e engenharia, e responsável pelo empreendimento. O Complexo terá capacidade para abastecer 350 mil famílias, gerando 2 mil empregos para os cearenses.
“Seguiremos trabalhando para atrair, com uma política de incentivos, mais empresas como essa e garantir oportunidades para o nosso povo. É mais desenvolvimento, empregos e o Ceará cada vez mais em destaque na produção de energia limpa no Brasil!”, escreveu Elmano.
Em dezembro do ano passado, Estado e representantes da Powerchina International já discutiam os trâmites finais da emissão da Licença de Operação (LO) do Complexo Fotovoltaico. Durante o encontro, na sede da Semace, foram discutidos os detalhes sobre o progresso do processo de licenciamento ambiental, fundamental para a continuidade do projeto.
O projeto da empresa asiática ajuda a consolidar o Ceará como um polo de produção de energia solar no Brasil. A geração prevista de 425 MW também traz uma contribuição importante para a diversificação da matriz energética nacional e para o avanço da sustentabilidade.