Home Geral Cearense é aprovada em medicina após diagnóstico de câncer e perda do pai

Cearense é aprovada em medicina após diagnóstico de câncer e perda do pai

3 min read
0
0
27

A cearense Mariana Costa, 36, é farmacêutica e Mestre pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela deixou o emprego estável e apostou no sonho. Depois de quatro tentativas alcançou a tão almejada vaga no curso de medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A coragem de escolher o caminho mais difícil, de sair da zona de conforto, de enfrentar as atribulações e seguir foi o combustível para a vitória.

Em 2021 ela saiu do emprego e fez matrícula em um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com dedicação exclusiva nos dois primeiros anos. Os primeiros resultados foram bons, mas, não foram suficientes para uma vaga na universidade pública no Ceará.  Em 2023, a estudante recebeu o diagnóstico de câncer de mama, passou por quimioterapia durante cinco meses e fez do estudo a válvula de escape para enfrentar a enfermidade.

Em 2023 ela alcançou aprovações, todavia, ainda não foi no Ceará. A luta continuou! Mariana, curada do câncer, retornou ao trabalho no período noturno e durante o dia persistia nos estudos para o Enem. Durante as provas do exame em 2024, ela enfrentou a dor da perda do pai, Homero, de uma forma repentina. Não houve despedida, não houve tempo. Mesmo com o coração aos pedaços, ela fez a segunda prova do exame, fez pelo pai e pela amizade que construíram. Dessa vez a farmacêutica conseguiu aprovação na UFCA. Mariana se prepara para uma nova etapa, uma nova cidade, uma nova vida. O sonho de ser oncologista está cada vez mais perto!

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

Verifique também

Missão Internacional fortalece cooperação entre Brasil e Colômbia para proteção dos direitos LGBTI+

A partir de 15 de maio de 2025, uma comitiva brasileira participará de uma Missão Internac…