
O ministro do Esporte, André Fufuca, cumpre agenda nesta quarta-feira (3) em Fortaleza, visitando os principais equipamentos esportivos, a Arena Castelão e o Centro de Formação Olímpica (CFO), além do Centro de Eventos. O objetivo da visita é conhecer os espaços e o potencial do Estado para receber competições esportivas da dimensão dos jogos dos Brics em 2025.
A programação inicia com uma sessão solene da pedra fundamental, em Morada Nova, do Espaço Esportivo Comunitário. No período da tarde, o ministro e sua comitiva deve visitar a Arena Castelão, o Centro de Formação Olímpica (CFO) e o Centro de Eventos do Ceará.
Jogos dos Brics
A competição, marcada para acontecer de 12 a 23 de junho, ocorre desde 2016, reunindo 50 países, entre eles, os fundadores do bloco econômico: Brasil, Rússia China, Índia e África do Sul. Os novos membros do bloco também fazem parte do evento esportivo, o que inclui Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia. Outros países participantes serão Cazaquistão, México, Turquia, Uruguai, vários países africanos, além de outros países convidados.
Buscando respeitar o calendário esportivo internacional, a data de término dos jogos será com um mês de antecedência do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Ministério das Finanças russo alocou 1,29 bilhão de rublos para realizar a competição, que contará com 25 modalidades.
O embaixador russo Alexey Labetskiy manifestou interesse em ampliar parcerias e cooperação com todo âmbito esportivo, o que contempla as delegações desportivas brasileiras, como atletas brasileiros e funcionários ligados à gestão do esporte.“
Como duas potências esportivas, nós vemos e vivemos a atração pelos esportes no país inteiro, seja na ginástica, no skate, no vôlei, esportes onde o Brasil sempre está entre os primeiros. De certa maneira é importante estudar a experiência brasileira para aplicar na Rússia”, concluiu Alexey.