
Para celebrar a bossa nova, em diversas vertentes, com vários recortes temáticos, surpresas e atrações diferenciadas para o público, o Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza preparou uma programação especial para o mês de maio.
Em um período de 11 dias, serão realizadas 12 apresentações, sempre com entrada franca (ingressos gratuitos na plataforma Outgo), em diversos horários, incluindo muitos shows inéditos, abordagens diferentes, grandes nomes da cena cearense que tocaram com expoentes da bossa, além de representantes das novas gerações. E com a presença de um dos maiores mestres da bossa nova: o gaitista e compositor carioca Mauricio Einhorn, que em maio completa 93 anos e que se apresenta no CCBNB Fortaleza no sábado (17), às 20h, juntamente com o pianista carioca Adriano de Souza, o violonista e contrabaixista cearense Luciano Franco e o baterista cearense André Benedecti.
A programação Maio Bossa Nova, que destaca também o novo teatro do CCBNB Fortaleza, climatizado e com o público disposto ao redor de três lados do palco, de forma próxima à de um teatro de arena, será aberta na quarta-feira (14), ao meio-dia, com o show “Dois na Bossa”, com a cantora Ana Flora e com Tito Freitas, pianista referencial para a bossa nova e que tocou por muitos anos com Leny Andrade e Emilio Santiago.
Na quinta-feira (15), o Ciribáh Soares Quarteto, liderado pelo cantor e compositor cearense que tem a bossa nova como uma das marcas de seu trabalho de composição, premiado em festivais em vários estados, abre a noite de programação especial, às 18h. Na sequência, o violonista, compositor, professor e pesquisador Rogério Lima apresenta Aula-show sobre a bossa, com a presença de convidados. E um dueto de cantores da nova e da novíssima cenas, Pedro Frota e Beatriz Bandeira, apresenta o show inédito “O Lado B da Bossa”, ao lado de mestres como Tito Freitas e Carlinhos Patriolino, percorrendo um repertório de músicas menos recorrentes nas homenagens à bossa nova.
No sábado (17), hora e vez de o “cearoca” Marcio Resende e o cearense Carlinhos Patriolino subirem ao palco para celebrar a bossa no show “Brasilianas”, antecedendo a apresentação do mestre Maurício Einhorn, “Batida Diferente – O Balanço da Bossa e o Mestre da Gaita”, com o gaitista e compositor, de 92 anos, autor de clássicos da bossa como “Batida diferente”, “Estamos aí”, “Tristeza de nós dois”, entre vários outros, com parceiros como Durval Ferreira e Regina Werneck. Um dos shows mais esperados da programação, contando com o carioca Adriano de Souza e os cearenses Luciano Franco e André Benedecti. Maurício é também parceiro de Marcio Resende, o que deixa no ar a possibilidade de um encontro informal, ao longo da apresentação.
Segunda semana da programação
A programação Maio Bossa Nova retorna na quinta-feira (22), com três shows a partir das 18h, em uma super noite. Os cantores e compositores Davi Duarte e Paulo Façanha, mestres das composições e interpretações, referências da cena desde os anos 90 em Fortaleza, sobem ao palco juntos para celebrar a bossa, em show inédito com esse repertório, especialmente preparado para a programação temática do CCBNB Fortaleza. Autores de clássicos da música do Ceará, Davi e Paulo emprestam a força, a intensidade e o carisma de suas interpretações a um repertório de sucessos e lados B da bossa que os influenciaram em sua formação e seguem sendo revisitados em suas apresentações.
A cantora e violonista Cris Fiúza, mineira radicada no Ceará, sobe ao palco então com um show em homenagem a uma das personagens mais marcantes da bossa, a cantora e violonista Nara Leão. Cris estará ao lado de músicos como Stênio Gonçalves na guitarra e Vinicius Matos na percussão e nos sopros. E mostrará uma canção inédita de Dalwton Moura e do mestre da bossa Roberto Menescal, um dos mais próximos amigos e colegas de Nara, além de uma composição do cearense Fausto Nilo e de Roberto de Carvalho, gravada por Nara.
Fechando a noite, a cantora, compositora e violonista Rebeca Câmara apresenta um show inédito, em homenagem ao violonista e compositor Baden Powell, autor de clássicos da bossa e outro dos maiores nomes da história da música brasileira, assim como Nara Leão. Oportunidade especialíssima para curtir três super shows, na mesma noite, dentro da programação Maio Bossa Nova.
Na sexta-feira (23), ao meio-dia, Edinho Vilas Boas e a Família Vilas Boas sobem ao palco para apresentar seu show em homenagem à bossa, em mais um espetáculo inédito. Uma experiência diferente para Edinho, um dos compositores e cantores mais premiados em festivais em diversos estados, e seus filhos Yayá Vilas Boas, cantora, compositora e tecladista e violonista premiada no Festival de Música da Juventude de Fortaleza, e Vinicius Vilas Boas, violinista de grande destaque na nova cena cearense. Embora todos tenham ao longo de suas trajetórias interpretado muitas canções da bossa, será a primeira vez que o farão juntos e em um espetáculo especialmente idealizado para essa proposta, dentro da programação especial do CCBNB Fortaleza.
No sábado (24), a partir das 18h30, fechando a programação, duas apresentações mais do que especiais: Jovens estudantes do Laboratório de Canto Popular da Casa de Vovó Dedé cantam a Bossa, com direção artística e direção musical da cantora e professora Beatriz Bandeira, mostrando a influência da bossa sobre a novíssima geração. O convite ao grupo, arregimentado especialmente para esse espetáculo, é uma forma de o CCBNB Fortaleza destacar o trabalho realizado pela Casa de Vovó Dedé, ONG que reúne escola de música, de audiovisual, de gastronomia, entre outras ações de responsabilidade social e cultural na grande Barra do Ceará, em Fortaleza.
E na mesma noite, encerrando o Maio Bossa Nova, um trio de mestres da música do Ceará, em um show emblemático: os maestros Adelson Viana (acordeom), Tito Freitas (piano) e Luciano Franco (violão e guitarra) sobem ao palco, em um show que passa pelo mote “A bossa nova e o Ceará”.
Todas as apresentações têm entrada franca, com o público devendo retirar ingresso gratuito na plataforma Outgo.com. A programação teve curadoria do cantor, compositor e produtor cultural Dalwton Moura, a pedido do CCBNB, e conta com produção do cantor e compositor André Marinho, coordenador de Música do centro cultural.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Quarta, 14/5, 12h, Tito Freitas e Ana Flora. Dois na Bossa. Recriando o antológico disco de Elis e Jair
Quinta, 15/5
18h, Ciribah Soares Quarteto
19h Rogério Lima e Convidados. Aula-show Bossa Nova
20h Beatriz Bandeira e Pedro Frota. “O Lado B da Bossa”
Sábado, 17/5
19h Márcio Resende e Carlinhos Patriolino
20h. Mestre Maurício Einhorn (RJ), 92 anos, com Adriano de Souza (RJ), Luciano Franco (CE) e André Benedecti (CE)
Quinta, 22/5
18h Davi Duarte e Paulo Façanha
19h Cris Fiúza canta Nara Leão
20h Rebeca Câmara canta e toca Baden Powell
Sexta, 23/5, 12h, Família Vilas Boas canta a Bossa Nova
Sábado, 24/5
18h30 Jovens estudantes do Laboratório de Música da Casa de Vovó Dedé cantam a Nossa
19h30. Adelson Viana, Tito Freitas e Luciano Franco. A Bossa e o Ceará.