
Existem apenas 2 medicamentos aprovados pela FDA para o tratamento da calvície masculina, mas um terceiro pode ter sido encontrado dentro de nossos próprios corpos.
Um açúcar ribose natural já foi usado para estimular com sucesso o crescimento do cabelo em camundongos, dizem os cientistas, e pode ser aplicado a uma variedade de géis transportadores de forma barata.
Cientistas do Reino Unido e do Paquistão dizem que a descoberta “promissora” oferece esperança na busca por uma cura para a calvície masculina, conhecida como alopecia androgenética, que afeta até metade dos homens no mundo, muitos com 30 anos de idade.
O estudo, publicado na revista Frontiers in Pharmacology por cientistas da Universidade de Sheffield e da Universidade COMSATS do Paquistão, identificou a 2-desoxi-D-ribose (2dDR), como um estimulante do crescimento do cabelo.
Este açúcar desempenha um papel “fundamental” em vários processos biológicos, tanto em animais como em humanos.
A equipe de pesquisa vinha estudando como o açúcar pode ajudar a curar feridas, promovendo a formação de novos vasos sanguíneos nos últimos oito anos, mas durante a pesquisa, eles também notaram que o cabelo ao redor das feridas em cicatrização parecia crescer mais rapidamente em comparação com aqueles que não haviam sido tratados.
Para explorar mais, os pesquisadores estabeleceram um modelo de perda de cabelo impulsionada pela testosterona em camundongos – semelhante à causa da calvície padrão em homens.
Eles descobriram que a aplicação de uma pequena dose do açúcar natural ajudou a formar novos vasos sanguíneos, o que levou ao crescimento do cabelo.
Os resultados do estudo mostram que o açúcar é tão eficaz no crescimento do cabelo quanto o Minoxidil – um medicamento existente usado para tratar a queda de cabelo.
“A calvície masculina é uma condição tão comum, afetando homens em todo o mundo, mas no momento existem apenas dois medicamentos licenciados pela FDA para tratá-la”, disse a professora Sheila MacNeil, da Universidade de Sheffield, em um comunicado.
“Nossa colaboração Reino Unido / Paquistão inesperadamente revelou um pequeno açúcar natural que estimula a formação de novos vasos sanguíneos, e ficamos muito satisfeitos ao descobrir que ele não apenas estimula a cicatrização de feridas, mas [também] estimula o crescimento de pelos em um modelo animal”, escreveu ela em um comunicado enviado à Fox News Digital.
“A pesquisa que fizemos é muito inicial, mas os resultados são promissores e justificam uma investigação mais aprofundada.”
“Isso poderia oferecer outra abordagem para tratar essa condição que pode afetar a autoimagem e a confiança dos homens”, disse o professor Muhammed Yar, do Paquistão, que observou no comunicado que o açúcar foi bem transportado em uma variedade de géis e, portanto, é um tratamento potencial atraente.
“Isso o torna um candidato atraente para explorar mais o tratamento da queda de cabelo em homens.”
Fonte: GNN