
Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que acontece até domingo (4), na CAIXA Cultural Fortaleza. O evento reúne companhias, artistas e outros profissionais do Nordeste, que retratam a realidade e as ricas manifestações da cultura regional em suas obras e pesquisas. O acesso é gratuito, com retirada de ingressos na bilheteria da CAIXA Cultural uma hora antes de cada espetáculo.
Na abertura, após a solenidade que tem início às 18h no teatro, o artesão tecelão e professor Alexandre Herbert, nascido em Juazeiro do Norte, realiza a performance “Corpo-tecelão”, onde propõe uma vivência como tear humano.
Em seguida, às 18h30, André Vitor Brandão, da Qualquer um dos 2 Companhia de Dança, de Pernambuco, apresenta “Nêgo D’Água”, espetáculo que evoca as encantarias e as memórias que habitam as águas do rio São Francisco. Após as apresentações, será realizada a roda de conversa sobre o tema “A Dança Nordestina”, com André Vitor Brandão e Raimundo Branco, da Compasso Cia de Dança, também de Pernambuco. A conversa será mediada pelo cearense Alysson Amancio, diretor e curador do festival.
Na sexta-feira (2), Joyce Barbosa, da Paraíba, apresenta a performance “Cansados Venceremos” às 17h30 no pátio externo. Às 18h, a professora Thereza Rocha profere a palestra “Dança Contemporânea”, no Café Cultural. O grupo CorpoMudança, do Ceará, estará às 19h30 no teatro com o espetáculo “D’Kebrada – Memórias de um território”. Na sequência, acontece a roda de conversa sobre “Danças Periféricas: enfrentando e construindo novos mundos”, com Katiana Pena, diretora da companhia, e André Vitor Brandão, com mediação do produtor cearense Jota Júnior Santos.
O Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição segue até domingo com mais espetáculos, conversas e oficinas. A programação completa pode ser conferida no site da CAIXA Cultural.
Patrocínio Cultural:
O projeto Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília, e os 13 anos da CAIXA Cultural Fortaleza. A programação de 2025 convida todos os públicos a “culturar”, isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Recife e Brasília. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).
Serviço:
[Dança] Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Datas: 1º a 04 de maio de 2025
Programação: Consultar em CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalfortaleza
Acesso gratuito, com retirada de ingressos para os espetáculos uma hora antes de cada sessão, na bilheteria da CAIXA Cultural
Classificação indicativa: Livre
Informações: (85) 3453-2770
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal