Home Economia Brasil: 46% prezam a alimentação saudável, mas preço interfere na hora da compra

Brasil: 46% prezam a alimentação saudável, mas preço interfere na hora da compra

6 min read
0
0
60

Como anda sua relação com a comida? Seus hábitos alimentares? E sua rotina durante toda a semana, tem seguido um plano alimentar saudável? O que você tem feito você manter uma alimentação mais equilibrada? Pesquisa realizada pela plataforma Opinion Box revela que 46% dos brasileiros se consideram relativamente saudáveis e prezam uma alimentação saudável, enquanto apenas 11% não consideram seus hábitos saudáveis. Isso mostra que uma dieta com frutas, verduras e hortaliças, por exemplo, têm enchido o carrinho de supermercado dos brasileiros.

A dona de casa Fabíola Diniz, 48 anos, mora em Fortaleza e faz parte do grupo de brasileiros que investem em hábitos alimentares saudáveis. Ela tem uma dieta bem equilibrada e faz atividade física cinco vezes por semana. Apesar de gastar mais nas idas ao supermercado, considera um investimento para que possa usufruir de mais qualidade de vida, bem-estar e aproveitar melhor os momentos em família.

O levantamento revela que 49% dos brasileiros compram em supermercados. Mesmo assim, 40% pedem comida via delivery diariamente. Fabíola se encaixa nos 18% da pesquisa que usam aplicativos de entrega uma ou duas vezes na semana. E isso ocorre justamente aos fins de semana, quando ela deixa um pouco a dieta de lado.

A consumidora também está no grupo dos 52% que se alimentam melhor de segunda a sexta-feira, segundo a pesquisa. “No decorrer da semana, procuro seguir corretamente a dieta passada pela minha nutricionista, para aproveitar no sábado e domingo”, afirma.

Oportunidades

Membro do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Wandemberg Almeida observa que o setor de alimentação saudável é um nicho que não para de crescer no Brasil e em todo mundo, por isso, merece mais atenção por parte das empresas, pois oferece diversas oportunidades de negócio.

“O segmento movimenta mais de R$ 30 bilhões por ano no mercado nacional, o que faz o Brasil estar entre os cinco maiores mercados e com forte tendência de crescimento para os próximos anos. Existe uma grande preocupação por parte da população com a saúde, e a busca de acesso a informações leva as pessoas a entenderem a importância de uma alimentação saudável. Isso gera um crescimento expressivo do mercado fitness, além do papel de influenciadores digitais na divulgação por bons hábitos alimentares”, diz.

Preço

A Opinion Box aponta que os preços dos alimentos saudáveis, geralmente mais elevados, ainda impede 39% dos consumidores brasileiros de manter uma dieta balanceada. Outros 51% se deixam influenciar pelo preço na hora das compras. Assim como Fabíola Diniz, 65% dos brasileiros optam por uma alimentação saudável, preocupados com a saúde.

Outro estudo, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), mostra que, embora o preço tenha relevância na escolha da refeição, a conveniência é um fator determinante na hora da compra para 51% dos consumidores. Entre as outras razões de escolha, estão: hábito (46%), indulgência (45%), e preços e promoções (33%).

“O brasileiro, em geral, já tem uma rotina cansativa e desgastante. É preciso priorizar os cuidados com o corpo e prevenir possíveis doenças no futuro. Alimentação saudável é sinônimo de autocuidado”, acrescenta Fabíola.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

Verifique também

DFB Festival encerra edição 2025 com foco em identidade, inovação e novos talentos da moda autoral

O DFB Festival 2025 — Dragão Fashion Brasil, maior evento de moda autoral da América Latin…