Home Cidade Assembleia discute projeto de lei que propõe microchips para identificar cães e gatos e mutirões de castração

Assembleia discute projeto de lei que propõe microchips para identificar cães e gatos e mutirões de castração

3 min read
0
0
18

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) o Projeto de Lei 307/2025, que propõe a criação de um programa estadual para cuidar melhor dos cães e gatos no estado. A ideia é promover ações como mutirões de castração, identificação com microchip e criação de um cadastro público de animais.

A proposta é do deputado Romeu Aldigueri (PSB), presidente da Alece, e foi apresentada na última terça-feira (29). Agora, o texto segue para análise nas comissões da Casa, antes de ser votado pelos parlamentares.

A princípio, o programa vai focar em animais que vivem nas ruas ou que pertencem a pessoas em situação de vulnerabilidade. Mas também deve incluir os pets de comunidades tradicionais, protetores independentes e os chamados animais comunitários — aqueles que não têm um dono específico, mas são cuidados pelos moradores da vizinhança.

Entre as principais ações previstas estão:

* Castração em mutirões, com técnicas seguras e menos invasivas;
* Microchipagem de pets, com dados registrados em um banco digital;
* Mapeamento de áreas com grande número de animais nas ruas;
* Capacitação de profissionais e servidores públicos;
* Apoio a prefeituras que queiram participar do programa.

Outro ponto importante é a criação do Cadastro Estadual de Animais Domésticos (CEAD). Ele será gratuito e vai reunir informações sobre cães e gatos em todo o Ceará, como nome e CPF do tutor, endereço, raça, idade, vacinas, número do microchip, histórico de adoção ou óbito, entre outros dados.

“A ausência de políticas públicas integradas tem perpetuado o ciclo de abandono, maus-tratos e sofrimento. O presente projeto visa romper esse ciclo, promovendo ações estruturadas de controle populacional ético por meio de esterilizações, identificação por microchip e políticas de adoção e educação ambiental”, destacou o deputado.

Ainda não há data definida para a votação do projeto.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade
Comentários estão fechados.

Verifique também

RioMar Kennedy recebe show cover de Lady Gaga neste sábado (10)

Após reunir mais de 2,1 milhões de pessoas na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no ú…