Home Cultura Âncora cultural e social de Sobral, Café Jaibaras é transformado em Museu Orgânico

Âncora cultural e social de Sobral, Café Jaibaras é transformado em Museu Orgânico

6 min read
0
0
63

No coração de Sobral, entre as ruas históricas e os becos que testemunharam a passagem do tempo, encontra-se o emblemático Becco do Cotovelo. Este lugar, com sua curvatura peculiar, não apenas conecta vias importantes, mas também é um ponto de encontro para a comunidade, repleto de memórias e histórias.

É nesse cenário que se insere o Café Jaibaras, um estabelecimento com mais de 70 anos de tradição, que se tornou um símbolo de hospitalidade e união para os moradores locais e visitantes, e é transformado em Museu Orgânico pelo Sesc Ceará. A inauguração do espaço aconteceu neste sábado (16).

O momento representa não apenas a preservação da memória do café como alimento agregador social, mas também a valorização do patrimônio cultural e histórico de Sobral. De acordo com o gerente de cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins, para um local tornar-se relevante e transformar-se em Museu Orgânico, precisa não apenas citar história, mas conversar história.

“Será o 16º Museu Orgânico. E nada mais representativo do que o Café Jaibaras. O Becco do Cotovelo é tão conhecido quanto a própria cidade de Sobral, ele é um território de jocosidade, de causos e de toda uma oratória e de uma cultura imaterial que nasce ali no meio daquele casaril, no meio daquele centro histórico de Sobral”, conta.

História do café

Ao longo dos anos, o Café Jaibaras viu a cidade de Sobral se transformar, mas permaneceu como uma âncora cultural e social no Becco do Cotovelo. Fundado em 1978 por Expedito Vasconcelos, o café não apenas serviu como um local para desfrutar de uma boa xícara de café, mas também como um ponto de encontro para conversas animadas, celebrações, amizades, política, música e histórias compartilhadas.

Após décadas de serviço à comunidade, o tradicional Jaibaras inicia um novo capítulo em sua história, tornando-se um Museu Orgânico por meio de uma parceria com o Sistema Fecomércio, através do Sesc Ceará, e a Fundação Casa Grande.Maria de Lourdes Pontes de Vasconcelos, a Lurdinha, conta que a história do café sobralense se mistura com a do Becco do Cotovelo e de sua família.

“A história do Café Jaibaras é de amor entre o Expedito, o Becco do Cotovelo, o Café e eu. Não se pode contar a história do Becco sem o Café Jaibaras, não pode contar a história do Café Jaibaras sem minha história e do Expedito juntos e também de nossa família. Elas se misturam com o amor que a gente tem por Sobral”, afirma.

O novo museu será um espaço onde os visitantes poderão explorar a história do café e apreciar a contribuição da família Vasconcelos para essa história, bem como a importância do Becco do Cotovelo na identidade da cidade. Com uma coleção e acervo diversificados de artefatos, fotografias e histórias, o museu promete oferecer uma experiência imersiva na cultura local.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =

Verifique também

Avenida Dr. Silas Munguba passa por obra de drenagem e recuperação asfáltica

As intervenções têm como objetivo evitar o acúmulo de água na via e a previsão é que os se…