
A Capital Cearense segue com intensas chuvas nesta quinta-feira (20). A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) já havia alertado para o cenário de precipitações em seis regiões, incluindo toda a faixa litorânea.
Conforme a Funceme, as seis regiões do Ceará com indicativo de precipitações são: litoral Norte, Ibiapaba, litoral do Pecém, norte do Sertão dos Inhamuns e Sertão Central e a faixa litorânea. De acordo com a Fundação, as chuvas intensas no Ceará devem continuar até esta sexta-feira (21).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a manhã desse quinta-feira será de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. Já no período da tarde a chuva segue com possibilidade de trovoadas. A umidade e os ventos continuarão intensos, a sensação é de tempo mais fresco do que o normal.
As chuvas já causaram alagamentos em Fortaleza, com quedas de árvores e congestionamentos. Em Aquiraz, houve inundações e suspensão de aulas após 170 mm de chuva, enquanto em Maracanaú, o desabamento de uma igreja deixou dois feridos.
Madrugada mais fria de 2025
Segundo a Fuceme, Fortaleza registrou nesta quarta-feira (19), a madrugada mais fria do ano, a menor temperatura de 2025. A temperatura mínima chegou à marca de 21,6°C. Segundo o órgão, a queda na temperatura se deu pelas fortes chuvas na região centro-norte do Ceará, incluindo Fortaleza.
“Elas foram associadas à formação de nuvens do tipo cumulonimbus, que proporcionam precipitações mais intensas e ventos fortes, que resfriam o ar”, acrescentou.