Home Geral A importância do exame toxicológico para a prevenção de acidentes

A importância do exame toxicológico para a prevenção de acidentes

4 min read
0
0
55

Com o crescente número de acidentes de trânsito nas estradas brasileiras, uma medida se destaca pela sua eficácia na promoção da segurança viária: o exame toxicológico para motoristas profissionais. Este teste, que detecta o uso de substâncias psicoativas, é fundamental para prevenir incidentes fatais e garantir que os condutores estejam aptos a dirigir.

A obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas de categorias C, D e E, determinada pela Lei 14.599/23, é uma resposta direta a essa necessidade. A lei exige que motoristas profissionais realizem o exame toxicológico na obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bem como em processos de admissão e desligamento em empresas de transporte.

Realizado por meio de amostras de cabelo ou pelos, o exame é simples, rápido de ser coletado e pode identificar o uso de substâncias como, maconha, cocaína, anfetaminas, ecstasy, opiáceos, entre outras drogas.

Como explica Ana Prata, Gerente de produtos do laboratório DB Toxicológico, “o uso de substâncias psicoativas compromete significativamente a capacidade dos motoristas de conduzirem o veículo com segurança e de reagirem adequadamente a situações simples e até de risco, como freadas bruscas, ultrapassagens e pistas escorregadias por causa de chuvas. Quando um motorista está ao volante sob efeito dessas drogas, o risco de acidentes graves aumenta exponencialmente”, afirma a especialista.

Fiscalização e penalidades

O motorista que não tiver o exame toxicológico atualizado deverá pagar uma multa de R$ 1.467,35, além de receber sete pontos na carteira (infração gravíssima) e três meses de suspensão do direito de dirigir. Após esse prazo, o motorista precisa realizar um novo exame toxicológico para que possa voltar a dirigir.

A obrigatoriedade do exame, além de promover a segurança viária, contribui para a saúde e o bem-estar dos próprios motoristas. No entanto, para que seja realmente eficaz, é muito importante que haja também a colaboração das empresas, garantindo que os motoristas tenham condições de trabalho dignas e que cumpram as regulamentações de jornada e descanso, o que diminui a tentação e a necessidade do uso de substâncias estimulantes”, reforça Ana.

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

Verifique também

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça-feira (13)

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em s…