Home Educação Governo do Ceará e Prefeitura vão construir 10 novos Centros de Educação Infantil

Governo do Ceará e Prefeitura vão construir 10 novos Centros de Educação Infantil

6 min read
0
0
42

Para ampliar o acesso das crianças de Fortaleza à educação de qualidade, o Governo do Ceará e a Prefeitura autorizaram, nesta sexta-feira (26), no bairro Parque Dois Irmãos, a construção de 10 novos Centros de Educação Infantil. O investimento é superior a R$ 35 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Além do governador Elmano de Freitas e do prefeito Evandro Leitão também estiveram presentes o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães; a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba; entre outras autoridades.

FORtaleCE: Governo do Ceará e Prefeitura vão construir 10 novos Centros de Educação Infantil
Fotos: Rosane Gurgel/Casa Civil

Fortalecendo a educação infantil

Resultado da parceria FORtaleCE, os 10 CEIs serão construídos nos seguintes bairros: Lagoa Redonda, Passaré, Cajazeiras, Messejana, Jangurussu, Carlito Pamplona, Barra do Ceará, Itaperi, Barroso e São Bento.

O governador reafirmou o compromisso para fortalecer a educação pública cearense, que é referência nacional na alfabetização das crianças.

“A criança que entra no Centro de Educação Infantil aprende a ler mais cedo, ganha gosto pelos livros, e desenvolve melhor a vida escolar. É uma conquista muito importante para a educação e para as famílias de Fortaleza”, defendeu o governador, anunciando que o Estado deve construir mais 10 CEIs na Capital, além das unidades autorizadas por meio do FNDE nesta sexta (26).

Desde 2023, o Governo do Ceará já entregou 81 CEIs e mais 7 por meio do FNDE. Atualmente, 46 equipamentos estão em construção, e mais 77 em licitação.

O prefeito Evandro Leitão destacou a importância da parceria. Em Fortaleza, os novos 10 CEIs representam a abertura de 760 novas vagas na educação infantil, com 76 vagas por unidade.

“Quando assumimos a Prefeitura de Fortaleza, nós tínhamos 10 mil crianças que aguardavam vagas em creches. Conseguimos reduzir esse número com muito trabalho e parcerias com os governos federal e estadual, como essas novas que autorizamos. Hoje, ainda temos cerca de 2.500 crianças que estão aguardando vagas, mas queremos zerar esse número nos próximos meses”, detalhou.

Cada unidade dispõe de uma sala para Berçário (Infantil I); três salas de atividades (Infantil II e III, e Pré-Escola); uma sala multiuso para informática, leitura e atividades pedagógicas.

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, ressaltou que Fortaleza é capital brasileira que mais recebeu creches em 2026. “Nossa parceria acredita na creche, na escola em tempo integral, no Pé-de-Meia, que a educação resgata as pessoas”, enfatizou.

Ministro das Relações Institucionais, José Guimarães falou sobre os investimentos federais executados em parceria. “Dos investimentos do Novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], de R$ 1,3 trilhão anunciado em 2023, temos quase 90% das obras em execução, e 63% delas concluídas. É uma revolução o que estamos fazendo em algumas áreas. O presidente Lula sempre diz que vai fazer o que for necessário para melhorar a educação pública”, pontuou.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Educação
Comentários estão fechados.

Verifique também

Grand Shopping realiza arraiá infantil neste domingo (28)

Em clima de São João, o Grand Shopping realiza neste domingo (28), o Grand Arraiá Kids. O …