Home Agenda Alece realiza sessão solene para entrega da Medalha Virgílio Távora a Cid Gomes e Camilo Santana

Alece realiza sessão solene para entrega da Medalha Virgílio Távora a Cid Gomes e Camilo Santana

7 min read
0
0
43

Em reconhecimento às contribuições para o desenvolvimento do Ceará e do Brasil, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, no dia 3 de julho, às 18h, no Plenário 13 de Maio, a entrega da Medalha Virgílio Távora aos senadores Cid Gomes e Camilo Santana.

A solenidade atende a requerimentos de autoria do presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), subscritos por 25 parlamentares.

A honraria é concedida a políticos de maior destaque da nação brasileira, que tenham se destacado por serviços prestados à Pátria e em defesa da Democracia.

Perfil dos homenageados

Cid Ferreira Gomes é natural de Sobral e engenheiro civil. Iniciou sua trajetória pública no Legislativo como deputado estadual, vindo a presidir a Assembleia Legislativa do Ceará, e exerceu o cargo de prefeito de Sobral por dois mandatos consecutivos, onde criou o Programa de Alfabetização na Idade Certa, base da criação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa do Governo Federal.

Em 2006, elegeu-se governador do Ceará, reelegendo-se em 2010. Realizou destacadas políticas públicas e projetos em áreas como educação, saúde, infraestrutura e segurança pública, dentre eles a construção das Escolas Estaduais de Educação Profissional, hospitais regionais, Cinturão das Águas, Complexo Industrial e Portuário do Pecém e Cinturão Digital. Em 2018, foi eleito senador pelo Ceará, obtendo a maior votação proporcional para o cargo no País naquele pleito, com mandato até fevereiro de 2027. Atualmente, preside a Comissão de Hidrogênio Verde e a Subcomissão para a Alfabetização na Idade Certa.

Camilo Sobreira de Santana é natural do Crato, engenheiro agrônomo e professor. Servidor público federal concursado do Ibama, iniciou sua trajetória parlamentar como deputado estadual. Foi eleito governador do Ceará em 2014 e reeleito em 2018, obtendo a maior votação proporcional do País naquele pleito. Em 2022, elegeu-se senador pelo Ceará com a maior votação da história do Estado. Em sua gestão no Executivo estadual, deu continuidade ao planejamento público e equilíbrio fiscal da gestão Cid, consolidando projetos estruturantes e coordenando as ações de enfrentamento à pandemia da covid-19.

Na esfera federal, chefiou o Ministério da Educação entre janeiro de 2023 e abril de 2026, período marcado pela implementação do programa Pé-de-Meia, pela expansão das Escolas em Tempo Integral, da Rede Federal de Educação Profissional e pela implantação do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. Em abril de 2026, deixou a pasta para reassumir seu mandato como senador da República pelo estado do Ceará.

A comenda

A Medalha Virgílio Távora leva o nome de uma das autoridades mais influentes da história política e administrativa do Ceará. Governador do Estado por dois mandatos (1963-1966 e 1979-1982), deputado federal (1951-1959 e 1967-1971) e senador da República (1971-1979), Virgílio Távora destacou-se pela atuação decisiva na formulação de políticas de desenvolvimento e no processo de modernização do Ceará. Seu legado está associado à implantação de projetos estruturantes e à consolidação de uma cultura de planejamento e gestão pública que marcou a trajetória recente do Estado.

Serviço

Sessão solene de entrega da Medalha Virgílio Távora

Data: 3 de julho (sexta-feira)

Horário: 18h

Local: Plenário 13 de Maio – Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Endereço: Rua Barbosa de Freitas, esquina com Avenida Pontes Vieira – Dionísio Torres, Fortaleza – CE.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda
Comentários estão fechados.

Verifique também

Copa do Mundo 2026: o que as marcas podem e não podem fazer em campanhas ligadas ao torneio

Com o início da Copa do Mundo de 2026, empresas de diversos segmentos intensificam o uso d…