Home Cidade AMC implanta câmeras inteligentes para modernizar operação semafórica em Fortaleza

AMC implanta câmeras inteligentes para modernizar operação semafórica em Fortaleza

4 min read
0
0
43

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) iniciou a implantação de câmeras inteligentes que vão auxiliar na contagem de veículos em Fortaleza, sem realizar o registro de imagens. O objetivo é viabilizar os ajustes dos tempos dos semáforos de forma mais precisa, conforme o volume de tráfego observado em cada local.

O primeiro equipamento foi instalado no cruzamento das ruas 15 de Novembro com Antônio Fiúza, no bairro Montese. Nesta fase inicial, o sistema passa por testes e configurações. A previsão é que, em até dois meses, a nova tecnologia esteja totalmente integrada à Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito da AMC, possibilitando o acompanhamento de dados em tempo real pelos técnicos do órgão.

Para a escolha do local foram considerados o intenso fluxo de veículos e sua importância como corredor de acesso ao Aeroporto de Fortaleza, à Avenida Senador Carlos Jereissati e BR-116.

Como funcionam

Foto: JL Rosa

As câmeras utilizam a tecnologia conhecida como “laço virtual”, capaz de identificar e contabilizar a passagem dos veículos. O sistema não realiza a captação, armazenamento ou gravação de imagens e também não é utilizado para fiscalização de infrações ou aplicação de multas, coletando apenas dados estatísticos relacionados ao fluxo de tráfego.

Instalados junto aos semáforos, os equipamentos permitem monitorar a demanda veicular em tempo real e ajustar automaticamente os tempos semafóricos, sem necessidade de operação remota de um técnico.

“A expectativa é que a ferramenta possibilite respostas mais rápidas às variações do fluxo viário, adequando o funcionamento dos semáforos às condições registradas ao longo do dia e ampliando a eficiência da operação de trânsito na capital”, destaca Lélio do Vale, coordenador da Central da Mobilidade da AMC.

As avenidas Eduardo Girão e Alberto Magno, além da Rua Três Marias serão os próximos corredores contemplados pela nova tecnologia. Ao todo, no próximo semestre, o sistema deve funcionar em 43 cruzamentos da cidade, ampliando a otimização da rede semafórica de Fortaleza.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade
Comentários estão fechados.

Verifique também

Dois brasileiros morrem em terremotos na Venezuela, diz Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou nessa quinta-feira (25) que dois brasi…