
Neste domingo (16) é o Dia Mundial do Pão. E quem não gosta de um pãozinho quentinho com café? Poder desfrutar de um pão quentinho em qualquer horário do dia é uma alegria para os brasileiros, que já incorporaram o hábito em sua cultura.
Pão francês, pão rústico, bengala, filão, pão caseiro, pão de cereais, ciabatta, bisnaguinha, pão sírio, pão doce, pão australiano, pão de forma, pão italiano, pão integral, tem para todos os gostos. Mas, apesar de toda variedade de produtos que as padarias oferecem, no Brasil o pão francês é o campeão de vendas.
“Há um consumo de 2,3 milhões de toneladas por ano de pão francês. Ele é o “queridinho” das padarias, representando 34,39% dos produtos panificados vendidos no Brasil. Apesar do cenário cheio de inovações, novos sabores e texturas esse pãozinho que só tem francês no nome, pois é brasileiríssimo, não pode faltar em muitas mesas de cafés, almoço e jantar”, comentou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), Paulo Menegueli.
De acordo com o ITPC, no Brasil, os pães mais consumidos são o Pão Francês (34,39%), Pães Macios Artesanais (18,14%), Pães com Queijo (7,05%), Pães Crocantes (3,35%) e Croissants e Folhados (0,99%).
“Os brasileiros consomem 5,9 milhões de toneladas de produtos panificados por ano. A tendência é que esse número cresça cada vez mais. A variedade de pontos de vendas e facilidades que estão sendo criadas, para que o consumidor possa ter acesso aos produtos, deve estimular a produção e criação de produtos cada vez mais inovadores e diferenciados”, destacou o consultor e especialista no mercado de Panificação e Confeitaria Márcio Rodrigues.