Home Cidade Cidades inteligentes: Fortaleza é líder em tecnologia e inovação no país

Cidades inteligentes: Fortaleza é líder em tecnologia e inovação no país

5 min read
0
0
133

Fortaleza ocupa a primeira posição nacional no eixo de Tecnologia e Inovação e o 4º lugar em Empreendedorismo no Ranking Connected Smart Cities 2022, divulgado nesta terça-feira (4), em São Paulo. Neste ano, a Capital também subiu cinco posições no ranking geral, passando da 22ª posição em 2021 para a 17ª neste ano, e manteve a 2ª colocação no Nordeste, atrás de Salvador.

O vice-presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Victor Macêdo, que representou o prefeito José Sarto na cerimônia, destacou iniciativas inovadoras da cidade.

“A Prefeitura tem feito um esforço contínuo na implementação de políticas que promovam o empreendedorismo e a inovação, como a criação do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova), do programa Juventude Digital e de projetos como o Re-ciclo”, disse Victor Macêdo.

“Essa premiação nos motiva a continuar esse trabalho e, ao mesmo tempo, nos impõe a responsabilidade de seguir avançando e traduzindo esse avanço em benefícios para a população”, ressaltou o prefeito José Sarto.

Nesta edição, os vencedores por eixo foram: Fortaleza-CE (Tecnologia e Inovação); Belo Horizonte-MG (Saúde); São Paulo-SP (Mobilidade e Acessibilidade; Economia); Santos-SP (Urbanismo); Curitiba-PR (Empreendedorismo); São Caetano do Sul-SP (Educação; Segurança); Balneário Camboriú-SC (Meio Ambiente;  Governança).

Ranking Connected Smart Cities

O Ranking Connected Smart Cities 2022 é um estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, e mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

“A Plataforma Connected Smart Cities desempenha há oito anos um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

No eixo tecnologia e inovação, que teve Fortaleza como destaque, o estudo avalia elementos de infraestrutura pública, como semáforo e iluminação inteligentes, ações de fomento à tecnologia, como número de incubadoras e profissionais atuando na área, até melhorias para a população, como uso de Bilhete Único no transporte público ou mesmo atendimento ao cidadão por meios eletrônicos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

Verifique também

Obras do Complexo Solar Arapuá avançam em Jaguaruana e atingem 23% de execução

As obras do Complexo Fotovoltaico Arapuá, localizado no município de Jaguaruana, a 185 qui…