
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), lançou o Aprova+ Alece, curso gratuito voltado à preparação para concursos públicos. A iniciativa busca ampliar o acesso ao serviço público, promovendo inclusão social e formação cidadã de forma sólida e acessível.
Como primeira experiência, a ação disponibilizou 300 vagas, com inscrições já abertas e podendo ser feitas por meio do link disponível no site oficial da Unipace, para o concurso da Polícia Militar. As aulas iniciam dia 3 de junho e seguem até 29 de julho.
A metodologia do curso inclui aulas expositivas interativas, resolução de questões de concursos anteriores, simulados com feedback, grupos de estudo, acompanhamento pedagógico e ciclos intensivos de revisão. As aulas serão no Auditório Murilo Aguiar, no Anexo I (Avenida Desembargador Moreira, 2807).
Qualificação
Sob a gestão do presidente da Unipace, deputado Simão Pedro (PSD), e da diretora acadêmica Sarah Pinto de Holanda, o projeto integra uma série de ações voltadas à qualificação da população cearense, reforçando o compromisso da atual administração em dar um verdadeiro upgrade na instituição, além dos cursos já oferecidos.
“É um cursinho preparatório para concurso público em todo o Brasil. As pessoas que menos têm oportunidade não conseguem passar num cursinho, o preparatório de qualidade é muito caro. Começamos agora com o [preparatório para o concurso] da Polícia Militar, agora em junho. Abrimos 300 vagas”, ressaltou Simão Pedro.
Voltado a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, egressos da rede pública de ensino, pessoas sem fonte de renda ou em transição de carreira, além de servidores públicos que buscam ascensão funcional, o Aprova+ oferece uma proposta pedagógica que combina solidez teórica com flexibilidade prática.
A diretora acadêmica Sarah Pinto de Holanda destaca a importância social do projeto. “Muitos jovens que concluíram o ensino médio em escolas públicas e que desejam prestar concurso público se deparam com alguns obstáculos, e o principal deles é a impossibilidade de frequentar cursos preparatórios que, em geral, têm um custo bem elevado. A Unipace vem oferecer a esses jovens a oportunidade de estudar com professores experientes, tendo acesso a conteúdos e materiais que irão oferecer todo o suporte para que eles se preparem com excelência para as provas.”
As inscrições já começaram e podem ser feitas neste link.