Home Geral Vítima da ditadura, cantor Rodger Rogério terá recurso julgado em Brasília, no dia 22 de maio

Vítima da ditadura, cantor Rodger Rogério terá recurso julgado em Brasília, no dia 22 de maio

2 min read
0
0
25

Perseguido e preso pela Ditadura na década de 1960, aos 22 anos no 23º Batalhão de Caçadores, e impedido de assumir a vaga de professor na Universidade Federal do Ceará (UFC) após aprovação em segundo lugar em concurso público, o cantor, compositor e físico Rodger Rogério terá recurso seu julgado pela Comissão Nacional de Anistia, em Brasília.

O julgamento vai ocorrer no próximo dia 22 de maio, quinta-feira. Na mesma sessão acontecerá o julgamento do processo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Rodger foi acusado de integrar um grupo militante de estudantes secundaristas. Os conselheiros cearenses Mario Albuquerque⁩ e Marcelo Uchoa acompanharão o julgamento.

O recurso de Rodger Rogério e Dilma Rouisseff tem como relatores Rodrigo Lentz e Manoel Moraes, respectivamente.

Desculpas públicas

No Ceará, Rodger Rogério teve o dano reconhecido pela Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, vinculada à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), que concedeu parecer favorável a um pedido de desculpas público e à indenização em R$30 mil pelos prejuízos sofridos em setembro de 2022.

A Comissão Especial de Anistia foi criada em janeiro de 2002 e regulamentada pelo Decreto nº 27.242, de 5 de novembro de 2003. O grupo tem como objetivo indenizar ex-presos políticos no Ceará, com ressarcimentos de até R$30 mil. Em 2019, o decreto da Lei passou por uma reestruturação.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral
Comentários estão fechados.

Verifique também

Alckmin entrega ao Papa convite para visitar o Brasil durante a COP30

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, entregou ao Papa Leão XIV, uma carta na q…