Home Economia Indústria cearense lidera crescimento nacional no 1º trimestre de 2025

Indústria cearense lidera crescimento nacional no 1º trimestre de 2025

6 min read
0
0
20

A indústria cearense registrou o maior crescimento nacional no primeiro trimestre de 2025, com um aumento de 3,5%. O resultado da média móvel do Ceará também é maior que o desempenho do setor a nível de Brasil (0,4%) e Nordeste (-2,6%) no último trimestre. O desempenho deixa a indústria cearense à frente de estados como Rio de Janeiro (2,4%), Espírito Santo (1,2%) e São Paulo (1,1%). Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional.

“O Governo do Ceará, sob a liderança do governador Elmano de Freitas, tem fortalecido políticas de incentivos fiscais e patrimoniais que, no início deste ano, resultaram na atração de mais de 9,4 bilhões em investimentos privados. São investimentos que preveem a geração de mais de 7 mil empregos diretos nos próximos anos para a população cearense”, comenta o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e responsável pela operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), Danilo Serpa.

Últimos 12 meses

No acumulado dos últimos 12 meses, o Ceará obteve o quarto maior crescimento do país, com um aumento de 5,2%. O resultado é três vezes maior que o apresentado a nível de Nordeste (2,5%) e Brasil (3,1%). Os setores têxtil (36,4%), produtos de metal (24%), produtos químicos (21,6%) e metalurgia (18,3%) foram os que alcançaram melhor desempenho no acumulado dos últimos 12 meses.

“Os excelentes resultados refletem os esforços e empenho de gestão do governador Elmano de Freitas para implementar políticas públicas voltadas para a indústria que hoje se mostra fortalecida e otimista para o futuro. Os industriais cearenses têm todo o apoio da SDE para inovar e expandir seus investimentos. Nosso intuito é ultrapassar esses números, atraindo, inclusive, novos investidores para o Ceará que oferece excelentes vantagens em termos de infraestrutura, condições climáticas, o Porto do Pecém, e do ponto de vista geográfico também, dentre outros fatores estratégicos para o desenvolvimento econômico e sustentável do nosso estado”, informou o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Domingos Filho.

Desenvolvimento

O bom desempenho da indústria cearense também compõe o cenário de crescimento alcançado pelo Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará em 2024, que foi de 6,49%, quase o dobro do resultado alcançado pelo Brasil (3,4%) no mesmo ano. O resultado da produção local foi o melhor crescimento desde 2010 e o quarto melhor desde 2003.

O Governo do Ceará tem desenvolvido diversas ações voltadas para o fortalecimento do setor industrial local. No último mês de abril, foram aprovados 80 pleitos para a concessão de incentivos fiscais para a indústria pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Condec). Somente em relação a novas empresas, o Estado do Ceará atraiu 19 indústrias, com R$ 6,8 bilhões em investimentos privados e geração de 2.221 novos postos de trabalho no Estado.

Também está prevista para o próximo mês de julho a contratação de mão de obra para atuar na produção dos primeiros veículos que serão fabricados no Polo Automotivo do Ceará (Pace), localizado no município de Horizonte. O anúncio foi feito pela Comexport, empresa parceira do projeto, durante a “Auto Shanghai 2025: embracing innovation, empowering the future”, evento realizado na China, que contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do presidente da Adece, Danilo Serpa; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri; do prefeito de Horizonte, Nezinho Farias; e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia
Comentários estão fechados.

Verifique também

Universidade do Ceará homenageia líder estudantil morto pela Ditadura

A Universidade Federal do Ceará (UFC) concedeu nesta sexta-feira (16) o título de graduaçã…