Home Geral Obras do Complexo Solar Arapuá avançam em Jaguaruana e atingem 23% de execução

Obras do Complexo Solar Arapuá avançam em Jaguaruana e atingem 23% de execução

2 min read
0
0
14

As obras do Complexo Fotovoltaico Arapuá, localizado no município de Jaguaruana, a 185 quilômetros de Fortaleza, seguem em ritmo acelerado. Considerado o maior parque solar da Kroma Energia, o empreendimento já atingiu 23% de execução até abril deste ano e tem os primeiros testes de energização previstos para outubro de 2025.

A estrutura contará com 388.800 módulos fotovoltaicos e capacidade instalada de 247 MWp, com produção estimada de 537 GWh por ano, o suficiente para abastecer mais de 290 mil residências. A área do complexo ocupa 460 hectares — o equivalente a 644 campos de futebol.

Até o momento, 58,8% das estacas de sustentação já foram instaladas, além de 26,4% dos trackers — equipamentos que acompanham o movimento do sol para maximizar a geração de energia — e 10,7% dos módulos fotovoltaicos, que convertem a luz solar em eletricidade.

“Os números refletem o trabalho e a dedicação das equipes envolvidas na construção do complexo. Estamos trabalhando para garantir que Arapuá atenda às expectativas de produção de energia limpa e contribua significativamente para o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirmou o gerente de projetos da Kroma, Alexandre Guerra.

O início da operação comercial do parque está previsto para o primeiro trimestre de 2026. Além de representar um marco na transição energética, o projeto também gera impacto social positivo: são esperados entre 800 e 1.000 empregos diretos e indiretos durante a execução da obra.

Antes da fase de instalação, a Kroma realizou a preparação do terreno, respeitando todas as exigências ambientais e obtendo licenciamento junto à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral
Comentários estão fechados.

Verifique também

Ceará tem maior crescimento econômico em 14 anos, aponta pesquisa da FIEC

O ano de 2024 teve resultados positivos para a economia cearense, como aponta a mais recen…