Home Política Projeto que proíbe tatuagens e piercings em animais de estimação tramita no Senado Federal

Projeto que proíbe tatuagens e piercings em animais de estimação tramita no Senado Federal

2 min read
0
0
15
Tramita no Senado Federal um projeto de lei, da Câmara dos Deputados, que proíbe a realização de tatuagens e a colocação de piercings em cães e gatos para fins estéticos. A pena para quem realiza ou permite a realização desses atos seria de detenção de três meses a um ano e multa. O PL 4.206/2020, da Câmara dos Deputados, prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa a quem realiza ou permite a realização dessas práticas.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária condena tatuagens e piercings em animais e a prática já é proibida em alguns estados e municípios. Em Fortaleza, por exemplo, a Lei de Maus-Tratos proíbe esses atos. O projeto serve para tornar essas ações proibidas em todo o país, alterando a Lei de Crimes Ambientais para classificar as intervenções cirúrgicas para fins estéticos como maus-tratos a animais.

Durante as discussões sobre a pauta, foi destacado que tatuagens e piercings são procedimentos dolorosos que expõem os animais a várias complicações, incluindo infecções, inflamações, reações alérgicas, cicatrizes e complicações com anestesia.

O projeto já foi aprovado pelas comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Constituição e Justiça (CCJ) e deve seguir para apreciação do plenário nesta quinta-feira (15). Caso seja aprovado sem alterações de mérito, o texto segue para sanção presidencial.

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Papa Leão XIV diz que fará “todos os esforços” pela paz mundial

O papa Leão XIV falou nesta quarta-feira (14) que faria “todos os esforços” pela paz e ofe…