
Com os objetivos de gerar conexões comerciais e de apoiar o desenvolvimento socioeconômico do Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo de Amontada, o projeto Impulsiona Ceará reuniu 70 empresários locais e agentes com atuação no mercado do turismo na nova edição da Rodada de Negócios Impulsiona Ceará, realizado no último dia 7 de maio em Icaraí de Amontada.
O evento é uma iniciativa do projeto Impulsiona Ceará, ação do Governo do Ceará que apoia a política de desenvolvimento dos APLs. O projeto é coordenado pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).
Participantes
Os negócios locais participantes integram os ramos de hotéis, pousadas e restaurantes. Já os agentes convidados são de diversos segmentos, como operadoras de turismo, fornecedores de enxovais e produtos de higiene, produtores de alimentos e bebidas, artesãos, empresas de sistemas de gestão e de comunicação, marketing e fotografia, dentre outros.
Os empresários de Amontada foram selecionados com base em critérios como formalização e especialidade e ainda conforme o cruzamento com dados dos compradores, para mensurar o potencial de atendimento às demandas dos novos mercados. O evento aconteceu em um hotel em Icaraí de Amontada e contou com o apoio da Prefeitura Municipal.
Antônio Parente, administrador do hotel, foi um dos empresários participantes da Rodada e fechou negócios com uma empresa de eventos para expandir a oferta de serviços do espaço. “Para nós, foi uma alegria imensa receber a Rodada de Negócios e estou muito satisfeito porque fechei bons negócios, vi boas oportunidades e abriu-se um leque de perspectivas de negócios futuros.”
Wendell Rôla, diretor comercial de uma operadora de receptivo, destacou o papel da rodada de negócios como um ambiente de aprendizado.
“Nosso forte hoje é vender o Ceará, suas vivências e experiências. As rodadas de negócios fazem parte do nosso dia a dia porque precisamos negociar, mostrar, convencer os grandes operadores de turismo do potencial de cada destino. Nessa rodada, foi muito interessante termos essa conversa direta com o empresário local, para ter entendimento da segurança e confiança de trazer o viajante para conhecer a região. Também foi importante para os empresários que nunca estiveram antes em uma rodada de negócios, para entender o valor desse tipo de evento.”
Fortalecimento
“A Rodada de Negócios é uma ação do Impulsiona Ceará que estimula a criação de relações comerciais duradouras e fortalece não só as empresas que participam do evento, mas todos os integrantes do APL de Turismo. Esse é apenas um ponto de partida. Esperamos que o evento amplie a visibilidade para os negócios locais, crie novas oportunidades e fomente novas parcerias”, explicou Luana Bandeira, assessora técnica da Adece.
O diretor-presidente do Centec, Cleyton Monte, destacou o trabalho conjunto no apoio aos APLs. “Este é um evento que tem como missão gerar conexões reais entre os empresários locais e o mercado de turismo, fortalecendo a economia da região.
A iniciativa é fruto de um esforço conjunto: Governo do Ceará, Adece, Centec, Secretaria do Trabalho, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Prefeitura de Amontada – todos trabalhando lado a lado para apoiar os APLs, que movimentam a economia de diversas partes do Estado. A rodada não será apenas um encontro pontual, mas sim o início de parcerias duradouras, capazes de abrir portas e criar oportunidades para os negócios locais. Que seja um marco de crescimento, visibilidade e prosperidade para todos os envolvidos.”
“Parabenizamos as empresas locais e ficamos felizes com a quantidade de negócios participando. Entendo que mesmo quem não consiga fechar negócios sairá daqui com uma importante experiência e com muitos contatos”, ressaltou a secretária de Turismo e Cultura de Amontada, Deusiane Holanda.
Para Jacob Bandeira, gerente da regional de Itapipoca do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE), os integrantes do APL de Turismo de Amontada demonstram um importante nível de maturidade. “Amontada é um dos destinos indutores da Rota Costa dos Ventos, que compreende nove municípios. Um dos aspectos que a rodada de negócios reflete é que as empresas locais participantes já atingiram uma qualificação necessária para dialogar com um conjunto de fornecedores.”
Edições
A primeira edição da Rodada de Negócios Impulsiona Ceará aconteceu em Viçosa do Ceará com produtores do APL de Cachaça de Viçosa. O encontro resultou em parcerias com novos mercados no Ceará e também no exterior. O empresário Gabriel Cardoso participou das duas edições e apresentou em Amontada diferentes cachaças produzidas em Viçosa do Ceará.
“A rodada de negócios em Amontada foi uma oportunidade de a gente apresentar a nossa história, nosso produto, mostrar uma experiência sensorial para as pessoas que ainda não conhecem o que é de fato uma cachaça de alambique de qualidade. Saímos com uma perspectiva muito boa de negócios por parte dos empresários do setor turístico, para que eles possam também atender os clientes com os nossos produtos regionais, que são cachaças produzidas há décadas com muito cuidado e carinho por famílias em Viçosa do Ceará.”
Sobre o Impulsiona Ceará
O projeto tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL) no estado, por meio da realização de consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades.
APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.