
A Associação Comercial do Ceará (ACC), através do seu presidente João Porto Guimarães e diretoria, convida para a solenidade especial de entrega do Troféu Carnaúba 2025 ao industrial Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – Fiec.
No evento, a ACC celebrará ainda os seus 159 anos de fundação. Será quinta-feira, dia 15, às 19h na Casa da Indústria (Av. Barão de Studart, 1980 – bairro Aldeota).
O Troféu Carnaúba é uma distinção de prestígio concedida anualmente pela ACC a personalidades que se destacam em suas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Ceará.

Perfil
Natural de Fortaleza, José Ricardo Montenegro Cavalcante iniciou carreira profissional aos 20 anos de idade. Foi estudante do Colégio Santo Inácio, cursou Ciências Econômicas na Universidade Federal do Ceará e formou-se em Gestão Financeira no Centro Universitário Farias Brito. Foi sócio-diretor de duas empresas do segmento de extração e beneficiamento de brita – mercado que o possibilitou acumular saberes e experiências.
Ricardo Cavalcante tem forte atuação nos setores de mineração de areia industrial, reflorestamento ambiental, energias renováveis e no segmento imobiliário, há mais de três décadas.
O perfil visionário e a capacidade de lidar com diferentes cenários o impulsionou a se aproximar da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – Fiec, na década de 1990. A instituição o acolheu em diferentes cargos até alcançar a presidência da entidade.
É ativo participante do movimento associativo empresarial. Foi Presidente do Sindibrita; Diretor e Vice-Presidente da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac); Presidente da Câmara Setorial de Mineração do Estado do Ceará; Diretor do Centro Industrial do Ceará (CIC), Presidente do Sindiminerais; e Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE Ceará.
Desde setembro de 2019, é presidente da FIEC, eleito pela unanimidade dos Sindicatos filiados. Em outubro de 2020, foi eleito Presidente da Associação Nordeste Forte, entidade que congrega as nove Federações das Indústrias da Região Nordeste. Em maio de 2023, foi eleito Vice-Presidente Executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Na Presidência da FIEC, liderou grande movimento, junto aos setores produtivos cearenses, na busca por soluções efetivas de combate aos impactos da pandemia de COVID-19, tendo contribuído, de forma decisiva, para salvar milhares de vidas e, ao mesmo tempo, manter em atividade o Parque Industrial no Ceará.
No momento em que o mundo inteiro trava uma batalha pela descarbonização do planeta, e os mercados globais experimentam a Transição Energética, Ricardo Cavalcante tem trabalhado, diuturnamente, para fazer do Ceará referência mundial em energias renováveis.
Em parceria entre o Governo do Estado, Complexo Industrial do Pecém, Universidade Federal do Ceará (UFC) e a FIEC, criou e consolidou o HUB do Hidrogênio Verde no Ceará.
Assim, Cavalcante é considerado referência no Estado, com extensão a todo o Nordeste, por serviços ressonantes e promotores do desenvolvimento econômico, social, ambiental e, em destaque, do segmento energético do Ceará e do Brasil.