Home Esporte Fortaleza é escolhida como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027

Fortaleza é escolhida como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027

7 min read
0
0
20

A capital cearense receberá, mais uma vez, a principal competição mundial de futebol entre seleções. Desta vez, Fortaleza foi escolhida como uma das oito cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027™. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7), na Arena Castelão, que será o palco dos jogos, assim como no Mundial masculino de 2014.

“Nós estamos em um momento muito importante. Daqui há alguns anos vamos lembrar deste dia em que Fortaleza foi escolhida como uma das cidades sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, e nossa cidade será reconhecida pelo mundo inteiro. Quero agradecer às equipes do Governo do Estado, da Prefeitura de Fortaleza e da Federação Cearense de Futebol. Agradeço também às jogadoras brasileiras, porque sem elas o Brasil não teria sido escolhido para receber esse evento”, afirmou o governador Elmano de Freitas.

Esta será a décima edição do torneio e a primeira em um país da América do Sul. No Brasil, 32 seleções femininas disputarão o título de campeã mundial de futebol feminino. A ideia é que, com a realização da Copa do Mundo, mais mulheres busquem o esporte no seu dia a dia, fazendo com que ele se desenvolva cada vez mais e gerando inclusão.

Secretário do Esporte do Ceará, Rogério Pinheiro expressou grande satisfação e entusiasmo com a notícia de que a capital cearense foi selecionada como uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027. “A escolha de Fortaleza é muito importante para o nosso estado. Temos um potencial enorme para receber um evento de magnitude global e teremos um impacto positivo com a Copa que trará o desenvolvimento do futebol feminino local, a economia do estado e a visibilidade do Ceará no cenário esportivo internacional. Celebramos a oportunidade de inspirar jovens atletas e de promover a igualdade de gênero no esporte através deste grande evento”, ressaltou Rogério.

Foto: Beatriz Boblitz

Cidade-sede de novo

Fortaleza já sediou a Copa do Mundo de FIFA 2014 de seleções masculinas. Na ocasião, a Arena Castelão recebeu seis jogos, dentre os quais, dois da seleção brasileira.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, garante o esforço para que a cidade se destaque mundialmente entre as sedes da competição. “Nenhuma modalidade se desenvolveu tanto nos últimos anos como o futebol feminino, com as últimas edições da Copa do Mundo batendo recordes seguidos de engajamento em todas as áreas. Não tenho dúvidas de que Fortaleza trabalhará muito para ser a melhor das cidades brasileiras a receber os jogos, os visitantes e a contar com um ambiente de participação da população local”, destacou Evandro.

A infraestrutura da cidade, instalações da rede hoteleira e turística e equipamentos de suporte para as seleções e seus torcedores foram decisivos para a escolha de Fortaleza, que concorreu com outras 11 cidades brasileiras nesse processo seletivo.

A capital cearense mostrou ser capaz de movimentar positivamente o futebol feminino no Brasil, dando a visibilidade necessária para o crescimento do esporte.

Arena Castelão

Em 1973 o Ceará ganhou o seu maior equipamento esportivo com o nome de Estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão, que, de lá para cá, recebeu centenas de partidas de futebol envolvendo os clubes locais contra times de todo o país e até estrangeiros. Além disso, já foi palco para shows de grandes artistas nacionais e internacionais, bem como a visita do Papa João Paulo II, em 1980, quando foi registrado o maior público do estádio, com 120 mil pessoas.

Para receber a Copa do Mundo de FIFA 2014 o equipamento passou por uma grande reforma, sendo transformado em uma arena multiuso, moderna e autossustentável.

O então estádio passou a ser chamado de Arena Castelão e ganhou cobertura em toda a extensão da arquibancada, estacionamento coberto e aberto com 4.200 vagas, esplanada com 78.850 m² e capacidade para mais de 60 mil espectadores.

Um ano antes da Copa do Mundo FIFA 2014 a Arena Castelão recebeu três partidas da Copa das Confederações como evento teste para o mundial de seleções

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Esporte
Comentários estão fechados.

Verifique também

Conclave: Vaticano tem fumaça preta após nova votação

Pela terceira vez desde o início do conclave, a fumaça preta subiu pela chaminé instalada …