
A Missa Pro Eligendo Pontifice, realizada na manhã desta quarta-feira (7) na Basílica de São Pedro, marcou a abertura oficial dos ritos que antecedem o conclave para a escolha do novo papa. A celebração foi conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, e contou com grande presença de fiéis, que disputaram espaço no templo, muitos utilizando celulares para registrar o momento.
Durante a homilia, o cardeal Re pediu que os católicos rezem para que seja escolhido um pontífice capaz de despertar “as consciências e as energias morais e espirituais da sociedade atual, caracterizada por grande progresso tecnológico, mas que tende a esquecer Deus”.

O religioso também invocou o Espírito Santo para iluminar os cardeais eleitores na escolha de um novo líder da Igreja, classificando o conclave como “um ato da mais alta responsabilidade humana e eclesial”.
A eleição do novo papa ocorre em meio a expectativas de renovação e continuidade dentro da Igreja Católica, em um contexto de transformações sociais e desafios internos. O conclave segue ao longo dos próximos dias com votações restritas aos cardeais com menos de 80 anos.
Fonte: CNN