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Pesquisa aponta que cartão de crédito é utilizado por 68,6% dos consumidores

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Uma pesquisa realizada pela DM, grupo de serviços financeiros, revelou que o cartão de crédito está consolidado como ferramenta essencial no dia a dia dos nordestinos. O levantamento aponta que 72% dos consumidores utilizam essa forma de pagamento para suas compras, enquanto a média nacional é de 68,6%. Assim como nas demais regiões do Brasil, a maioria dos pesquisados no Nordeste afirma que prefere realizar parcelamentos – 65%.

A pesquisa foi realizada com a base de clientes da DM, englobando 8.489 respondentes, com margem de erro de 1% e confiança de 95%. Os dados mostram que nos estados nordestinos o parcelamento é mais frequente na compra de roupas, eletrônicos e produtos de maior valor agregado (37%%). O setor de alimentação – incluindo supermercados e restaurantes – também tem alta adesão (35%). Outras categorias incluem saúde (13%), viagens (7%), educação (6%) e outros segmentos (3%).

Além disso, a maioria dos consumidores prefere dividir suas compras em um menor número de parcelas: 59% optam por pagamentos em 2 a 3 vezes; 28% escolhem de 4 a 6 vezes; 5% parcelam de 7 a 9 vezes; e 9 % estendem os pagamentos para 10 vezes ou mais.

Fatores que impulsionam o parcelamento

O principal fator que leva os consumidores nordestinos a parcelarem suas compras é o preço do produto: 40% dos entrevistados parcelam itens de maior valor. Outros 26% recorrem ao crédito por falta de dinheiro disponível no momento da compra, enquanto 24% utilizam o parcelamento sempre que essa opção está disponível. Já 9% afirmam parcelar para acumular pontos ou benefícios.

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Para Renata Midori Watanabe, Diretora de Risco da DM, a pesquisa reforça a tendência de os brasileiros utilizarem o crédito como estratégia para otimizar seu poder de compra.

“Os consumidores querem ter acesso a produtos diversificados, com valor agregado, e dispõe dos parcelamentos especialmente porque tendem a observar o valor da parcela, e não da compra total. O parcelamento permite que o cliente consiga diluir o valor da compra em parcelas que cabem no bolso”, explica.

O estudo revela que 75% dos consumidores buscam sempre por parcelamentos sem juros, enquanto 19% consideram essa opção ocasionalmente. Apenas 4% afirmam não procurar essa condição.

“Taxas de juros altas são a principal preocupação de quem parcela no crédito, de acordo com 34% dos entrevistados no Nordeste. Isso confirma o cuidado do comprador de ter uma experiência mais econômica, sem aumentar os custos do item adquirido. O crédito é também uma forma de possibilitar a aquisição caso o cliente não tenha dinheiro na hora, por isso a preocupação de outros 35% dos nordestinos diz respeito ao limite de crédito insuficiente”, explica Watanabe.

As outras preocupações apontadas pelos nordestinos quanto ao uso de crédito são cobrança de tarifas ou anuidades (18%); sensação de endividamento ou falta de controle financeiro (6%); dificuldade de controlar os gastos (3%); e complicação para entender o extrato ou a fatura (1%).

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