
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizada em abril, aponta que o setor alimentício está otimista com o Dia das Mães de 2025, que será celebrado em 11 de maio. Segundo o levantamento, 78% dos estabelecimentos que abrirão na data esperam faturar mais do que no ano anterior. Desses, 62% projetam crescimento de até 20%, enquanto 16% acreditam que o aumento pode superar esse percentual.
Apesar do cenário favorável, 14% dos empreendedores acreditam que o faturamento se manterá estável em relação a 2024, enquanto 4% preveem queda. Outros 4% não têm base comparativa, por não operarem no período anterior.
Melhora no desempenho
Além do otimismo com a data comemorativa, houve uma melhora no desempenho geral do setor em março: o número de empresas operando no prejuízo caiu de 30% em fevereiro para 22%. Já 39% registraram equilíbrio financeiro, e 38% fecharam o mês com lucro.
Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, a recuperação ainda é gradual, mas há sinais positivos. Ele destaca que o Carnaval já contribuiu para uma melhora significativa em março, e que o Dia das Mães é a segunda data mais relevante para o setor — atrás apenas do Dia dos Namorados, que este ano contará com ações estendidas por uma “Semana dos Namorados”.
Reajuste dos preços
Contudo, os empresários enfrentam dificuldades para reajustar seus preços diante da inflação de 5,48% acumulada entre abril de 2024 e março de 2025. Apenas 38% conseguiram repassar integralmente os custos para os cardápios. Já 33% não reajustaram valores, e 21% fizeram correções abaixo do índice inflacionário. Apenas 8% conseguiram elevar os preços acima da inflação.
Outro desafio é o endividamento: 37% dos estabelecimentos ainda têm contas em atraso, principalmente com impostos federais e estaduais. O número representa uma leve melhora em comparação a abril de 2024, quando esse índice era de 40%.
Segundo Solmucci, o aumento da demanda é positivo, mas não elimina as dificuldades estruturais herdadas da pandemia. A Abrasel promete anunciar, nos próximos dias, um conjunto de medidas em parceria com grandes empresas para apoiar negócios em dificuldades.