
A estátua da Beata Benigna Cardoso que fica na cidade de Santana do Cariri, localidade onde ela nasceu, tem previsão de ser novamente inaugurada em outubro de 2025. A previsão foi feita pelo prefeito municipal Samuel Cidade em entrevista. O mês de outubro é marcado pelas celebrações e romarias dedicadas à primeira beata do estado do Ceará.
A nova construção da estátua teve início em abril deste ano após uma reunião entre a gestão do município com o Governo do Estado do Ceará e está sendo realizada por um artista especializado em arte sacra.
A decisão de reconstruir novamente o monumento veio a partir de opiniões de muitos fiéis que questionavam a fidelidade da imagem às características da Beata. Segundo os fiéis, não há nenhuma semelhança entre o monumento e a imagem mais conhecida da garota de 13 anos, que parece ter feições adultas. Uma carta aberta foi enviada ao Governo estadual pelos fiéis que solicitaram os devidos reparos na estátua.
Benigna foi brutalmente assassinada com golpes de facão por um homem que tentou estuprá-la, em 1941. Vários católicos do interior do Ceará passaram a adorá-la como santa popular por morrer em defesa da própria castidade. Em 2022, o Vaticano a reconheceu como beata.