
O Vaticano informou nesta quarta-feira (23) que pode ampliar o horário de visitação ao velório do papa Francisco devido ao número expressivo de fiéis que lotam a Praça de São Pedro. Inicialmente previsto para terminar à meia-noite, o velório poderá se estender nas noites seguintes para acomodar os peregrinos.
Francisco, que morreu aos 88 anos na segunda-feira (21), está sendo velado desde as 11h (horário local) desta quarta. A cerimônia acontece diante do Altar da Confissão, na Basílica de São Pedro, onde o caixão foi colocado e o coro entoou a tradicional Ladainha dos Santos em latim.
O funeral do papa Francisco está marcado para a manhã de sábado (26), e deve reunir cerca de 200 mil pessoas, incluindo chefes de Estado como Donald Trump. A Missa de Exéquias será celebrada no átrio da basílica pelo cardeal Giovanni Battista Re, seguida dos ritos finais da Última Commendatio e da Valedictio.
Durante o Novendiali — nove dias de luto e orações — o corpo do pontífice será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, conforme seu desejo.
Peregrinos como Maria Pia Caruso, que conheceu Francisco em uma audiência papal e o presenteou com um nariz de palhaço usado por médicos voluntários, descrevem o papa como um símbolo de renovação e humanidade para a Igreja Católica.