Home Saúde Atividade física em academias: aliada da saúde mental e do bem-estar

Atividade física em academias: aliada da saúde mental e do bem-estar

6 min read
0
0
57

Manter uma rotina de atividade física em academias traz benefícios para o corpo, a saúde mental e o bem-estar. A ciência comprova cada vez mais o impacto positivo dos exercícios na mente. Os efeitos incluem a prevenção de transtornos como ansiedade e depressão, a melhora do humor e o aumento da qualidade do sono.

A prática regular de atividades físicas estimula a produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina e endorfina. Essas substâncias promovem sensações de bem-estar e relaxamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos pratiquem entre 150 e 300 minutos semanais de atividade aeróbica moderada a vigorosa. Mesmo em volumes menores, os exercícios proporcionam melhorias significativas na saúde mental e física.

Especialistas indicam tanto exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo, quanto os de resistência, como musculação. A prática regular dessas atividades reduz os sintomas da depressão.

A atividade física tem um efeito antidepressivo natural. Além de melhorar a autoestima, promove mudanças biológicas importantes no organismo, auxiliando no controle do estresse e da ansiedade. Por isso, a Bluefit oferece um espaço completo, com musculação e aulas coletivas, proporcionando um ambiente motivador para que as pessoas encontrem prazer na prática e consigam manter uma rotina ativa “, explica Leandro Twin, assessor esportivo e embaixador da Bluefit.

Outro fator importante é o convívio social que a prática de atividade físicas em academias como a Bluefit proporciona. A participação em aulas coletivas ou a interação com outras pessoas durante os treinos reduz o isolamento social, fortalecendo o bem-estar emocional.

A Bluefit adota uma metodologia que facilita a adesão dos alunos a uma rotina de exercícios, seja na musculação ou em mais de 30 modalidades de aulas coletivas. Essa estratégia fortalece o senso de comunidade ao integrar atividade física, música e interação social”, acrescenta Twin.

A adoção de uma rotina ativa auxilia no tratamento de transtornos mentais. Estudos apontam que exercícios regulares podem ser tão eficazes quanto a psicoterapia e o uso de medicamentos no tratamento da depressão leve. “O importante é encontrar uma atividade que dê prazer e seja sustentável a longo prazo. O corpo e a mente agradecem“, conclui o profissional.

Estudos recentes reforçam a importância de adotar hábitos saudáveis desde cedo para garantir qualidade de vida na terceira idade. Uma pesquisa do Brainn (Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia) revelou que a musculação protege o cérebro de idosos contra demências.

O estudo, publicado na revista GeroScience, acompanhou 44 pessoas com comprometimento cognitivo leve. Os resultados demonstraram que a prática de musculação duas vezes por semana preserva áreas cerebrais afetadas por esse quadro clínico.

Além dos impactos na saúde mental, a musculação também melhora a substância branca do cérebro, responsável por conectar os neurônios e facilitar a comunicação entre diferentes áreas cerebrais. Essa estrutura é essencial para funções cognitivas como memória, aprendizado e coordenação motora. Após seis meses de prática, metade dos participantes do estudo realizado pelo Brainn apresentou melhoras na memória e na anatomia cerebral, e cinco deles até deixaram de ter o diagnóstico de comprometimento cognitivo leve.

Com tantos benefícios comprovados, a prática de atividade física deve ser vista como parte essencial de um estilo de vida saudável. Seja na musculação, nas aulas coletivas ou em qualquer outra modalidade, exercitar-se regularmente é um investimento valioso na saúde e no bem-estar.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

Prefeitura de Fortaleza libera trânsito na Avenida Heráclito Graça

A Prefeitura de Fortaleza liberou, na manhã desta quarta-feira (30), o tráfego de veículos…