
Uma ação rápida da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC), salvou a vida de um bebê de apenas um ano de vida. O fato aconteceu na noite desse sábado (19), no bairro José Euclides, em Fortaleza.
Por volta das 23h30, a composição policial foi acionada, presencialmente, na base do COPAC, onde a bisavó da criança chegou em desespero com o bisneto nos braços, que apresentava sinais claros de engasgo e ausência de choro, indicando obstrução das vias aéreas.
Diante da gravidade da situação, um dos policiais realizou a manobra de Heimlich adaptada para bebês, procedimento aprendido durante a formação policial. Após algumas tentativas, o bebê conseguiu expelir o objeto causador do engasgo, soltando um leve choro e apresentando melhora.
Com o quadro parcialmente estabilizado, os policiais conduziram, imediatamente, a criança e a bisavó até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jangurussu, onde o bebê foi atendido. Segundo a equipe médica, a criança já se encontrava em boas condições de saúde. A família foi liberada após receber os devidos cuidados e orientações.