Home Agenda Verônica Barbazán realiza exposição Registros do Anverso na Casa MD

Verônica Barbazán realiza exposição Registros do Anverso na Casa MD

6 min read
0
0
24

A artista Verônica Barbazán realiza, nesta terça-feira, dia 15 de abril, às 18h30, a exposição Registros do Anverso. A mostra será realizada na Casa MD, em uma ação que reforça o compromisso da Moura Dubeux com a arte e a comunidade. A exposição reúne peças em cerâmica produzidas baseadas na vegetação ao redor do mundo, que serão apresentadas em uma sessão exclusiva para convidados.

Estar cercada pelo verde residindo em uma metrópole como Fortaleza, é uma busca de Verônica Barbazán ao longo de sua trajetória. Da valorização da vegetação, nasceu a ideia de desenvolver peças em cerâmica, utilizando a argila e a esmaltação, retratando assim folhas de plantas de diversas espécies. A técnica de Barbazán foi desenvolvida com instruções de Annelise Grieser, da artista plástica, ceramista e professora.

A composição dos trabalhos envolveu trabalho meticuloso de pesquisa, modelagem, escolha de materiais e testes. A exposição “Registros do Anverso” reflete a trajetória de Verônica, uma nordestina que atravessa oceanos e culturas distintas, refletindo isso em camadas de um mundo natural reimaginado entre esmaltes e argila.

As obras modelam a experiência da artista pelo mundo, da Guatemala ao Magreb, do Peru à Europa. No caminho, cada pedaço de vegetação se torna um desafio de esmaltação e uma interrogação sobre a própria existência.

A modelagem em cerâmica é uma atividade muito antiga, que nos últimos anos vem crescendo bastante no Brasil e em outros países. O fazer cerâmico data da época da pré-história, quando as primeiras peças de barro cozido foram produzidas no período que vai de 10.000 a 4.000 a. C.

O surgimento da cerâmica aconteceu simultaneamente em diferentes sociedades ao redor do mundo, inicialmente para a produção de utensílios e foi aperfeiçoando-se até tornar-se arte cobiçada em todo o planeta.

“O ensejo de receber amigos com os quais compartilhamos a trajetória de vida, na Casa Moura Dubeux, um ambiente transparente e integrado com a vegetação, nos deixa em total harmonia com a nossa exposição. Perceber e sentir este acolhimento nos traz sentimentos de aconchego para expor este tema por meio de folhas decorativas e utilitárias em cerâmica esmaltada para este seleto grupo de convidados. Isso nos traz renovação em mais esta fase da vida e a plena sensação de continuarmos na insistência em expressar a beleza da natureza em suas formas sinuosas e em seus matizes de cores”, ressalta Verônica Barbazán.

“As obras de Verônica trazem à tona uma temática importante de valorização dos espaços verdes nas grandes cidades. Essa discussão dialoga com uma busca que aplicamos em vários empreendimentos da Moura Dubeux. Dessa forma, receber a mostra reforça nosso compromisso com o meio ambiente e o apoio da companhia à cultura e arte”, destaca Marcelo Prado, gerente comercial da Moura Dubeux.

Serviço

Exposição Registros do Anverso, de Verônica Barbazán

Dia: 15 de abril (terça)

Horário: 18h30

Local: Casa MD – Rua Coronel Jucá, 540 – Meireles, Fortaleza – CE (esquina com Rua Maria Tomásia)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…