Home Economia Páscoa: donos de restaurantes e bares têm expectativa positiva de aumento nas vendas

Páscoa: donos de restaurantes e bares têm expectativa positiva de aumento nas vendas

2 min read
0
0
45

A recente alta no Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), trouxe perspectiva positiva para o setor de bares e restaurantes. Após três meses consecutivos de queda, o ICC subiu 0,7 ponto em março, alcançando 84,3 pontos. Essa melhora na percepção é vista como um indicativo de alta para o movimento nos estabelecimentos de alimentação fora do lar.

Entre os fatores que podem colaborar para um maior fluxo de clientes está a nova modalidade de consignado baseada no FGTS, que pode injetar recursos na economia (o Ministério do Trabalho prevê movimentação de R$ 100 bilhões com a medida nos primeiros meses).

Outros fatores, como o arrefecimento da inflação e o feriado prolongado de quatro dias em abril (Semana Santa e Tiradentes) também são visto como estímulos adicionais para o consumo.

O primeiro semestre é crucial para o caixa dos bares e restaurantes, com datas rentáveis para o setor, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, que tradicionalmente impulsionam as vendas. O aumento da confiança do consumidor nesse período é um indicativo positivo, sugerindo que os brasileiros podem estar mais dispostos a gastar.

Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, esses fatores são importantes para o setor. “Temos boa expectativa com a melhora na confiança do consumidor e esperamos um aumento nas vendas. A ampliação do crédito também abre novas oportunidades para os empreendedores investirem e expandirem seus negócios”, comenta.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

Verifique também

São João de Maracanaú completa 20 anos com grandes shows e homenagem aos maiores festejos juninos do Brasil 

O São João de Maracanaú completa 20 anos em 2025, consolidado com o Maior São João do Plan…