Home Economia Varejo online do Ceará cresce 43% e faturamento das PMEs chega a R$ 6 milhões

Varejo online do Ceará cresce 43% e faturamento das PMEs chega a R$ 6 milhões

6 min read
0
0
93

As pequenas e médias empresas (PMEs) online do Ceará registraram um crescimento de 43% no faturamento durante a semana do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. De acordo com dados da plataforma de e-commerce Nuvemshop, líder na América Latina, o montante arrecadado no estado chegou a R$ 6 milhões, frente aos R$ 4,5 milhões registrados no mesmo período de 2024.

O Ceará se posiciona como o quinto estado com maior faturamento no período, atrás de São Paulo (R$ 42,5 milhões), Minas Gerais (R$ 9 milhões), Rio de Janeiro (R$ 7 milhões) e Santa Catarina (R$ 6,5 milhões). O resultado reflete o avanço da digitalização do comércio cearense e a adaptação das PMEs às novas estratégias de vendas online.

Somente no dia 15, considerado o ponto alto da campanha, as vendas no estado atingiram R$ 1,2 milhão, consolidando a data como uma oportunidade estratégica para os lojistas locais. Entre os dias 10 e 16 de março, foram comercializados 158 mil produtos, um aumento de 38% em relação ao ano anterior. O segmento de Moda liderou com faturamento de R$ 4,1 milhões, seguido por Acessórios (R$ 117 mil) e Arte (R$ 61 mil).

O gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop, Luiz Natal, destaca que datas comerciais menos tradicionais, como o Dia do Consumidor, têm se tornado um diferencial competitivo para as PMEs. “É uma chance de se destacar frente aos grandes varejistas, conquistando novos públicos e fortalecendo o vínculo com os clientes. Estratégias de fidelização, como cupons e brindes, têm mostrado resultados significativos para os empreendedores”, comenta.

Para o vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), o economista Anderson Passos Bezerra, alguns fatores podem ter sido determinantes para que o Ceará tenha tido desempenho positivo ao longo do Dia do Consumidor.

“Nós estamos numa atividade econômica, principalmente no Ceará, em franca expansão, então se há muito crédito, a tendência é que tenhamos um consumo forte. Com esse consumo forte, nós temos pressões inflacionárias e o consumidor está procurando preços mais acessíveis. Nesse cenário, o comércio online sai na frente, pois tem essa vantagem de ser um redutor de custos, o que é satisfatório analisando o ponto de vista do consumidor. Já do lado de quem vende, encara um instituto de custos menor e consegue colocar um preço competitivo”.

Além disso, segundo o especialista, é uma data que está ganhando a preferência do consumidor, potencializada pelo marketing, o que favorece mais vendas.

Nacional

Além do bom desempenho local, o cenário nacional também apresentou números robustos. O varejo online de todo o Brasil movimentou R$ 124,5 milhões durante a semana comemorativa, um aumento de 41% em relação ao ano passado. Apenas no Dia do Consumidor, as vendas nacionais somaram R$ 18 milhões, impulsionadas pela comercialização de itens como creatina, perfumes e roupas. O segmento de Moda liderou nacionalmente com R$ 41 milhões, seguido por Saúde & Beleza (R$ 12,5 milhões) e Acessórios (R$ 7 milhões).

No Brasil, o ticket médio das compras realizadas foi de R$ 250, enquanto no Ceará o valor chegou a R$ 265, reforçando o perfil de consumo mais elevado no estado. Quanto às formas de pagamento, o Pix se destacou no Ceará, representando 48% das transações, seguido de perto pelo cartão de crédito, com 47,5%. Nacionalmente, ambos os métodos empataram em 48% cada.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

Verifique também

Prefeitura de Fortaleza oferta vacinação em terminais de ônibus para ampliar cobertura vacinal contra a gripe

Com o objetivo de facilitar o acesso da população à vacina e ampliar a cobertura vacinal c…