
Mais de 350 mil passageiros desembarcaram em Fortaleza pelo Aeroporto Internacional em fevereiro deste ano, oriundos de voos domésticos. O dado é 3,6% superior ao observado no mesmo período do ano passado (342 mil), segundo apontou o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No cenário nacional, o transporte aéreo nacional registou 7,2 milhões de passageiros no mercado doméstico em fevereiro de 2025, o maior volume para o mês nos últimos cinco anos, o que representa um crescimento de 7% em relação ao mesmo mês de 2024.
De acordo com o Ministério do Turismo, o resultado foi puxado pelas viagens de verão e o período pré-Carnaval. “Esse desempenho positivo do setor aéreo brasileiro em fevereiro demonstra um mercado cada vez mais aquecido e com perspectivas de crescimento contínuo nos próximos meses”, comemorou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Para impulsionar o segmento e fortalecer o turismo brasileiro, uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) proporciona desconto de 15% em hospedagens para mulheres que viajam sozinhas e para professores.
A iniciativa inédita garante a aplicação de tarifa promocional nos estabelecimentos da rede da ABIH Nacional que aderirem à campanha. Para conhecer quais hotéis estão participando, o consumidor precisa acessar o portal do Ministério do Turismo.
Entre os estados com melhor desempenho e maior movimentação no transporte aéreo doméstico está São Paulo, que se destacou na movimentação de passageiros em fevereiro, especialmente o terminal de Guarulhos, que recebeu mais de 2 milhões de passageiros.
Compõem a lista de aeroportos de maior fluxo os terminais de Congonhas (SP), com 1.774 milhões de viajantes; Brasília (DF), com 1 milhão, e Confins, em Belo Horizonte (MG), com 899 mil passageiros.